Dois caminhos espirituais diferentes, o cristão e o islâmico, podem se encontrar de tal forma que o resultado seja informativo e esclarecedor, resolvendo tensões existentes e levando ao enriquecimento mútuo. Isso inclui tópicos como a imagem muçulmana de Deus, a compreensão corânica da revelação, religião e sociedade no contexto do islã, a questão da violência, a verdade dos dogmas e a questão do ‘verdadeiro cristianismo’, a encarnação de Deus e a teologia da Trindade ou a filiação divina de Jesus. O encontro entre cristianismo e islamismo permanece sempre o encontro entre um cristão e um muçulmano. E, no entanto, há algo no diálogo entre as religiões que as conecta: a espiritualidade. Ao ouvir a experiência de fé dos outros, a própria fé se torna clara e a própria espiritualidade se aprofunda, e de repente temos uma sensação de parentesco onde antes havia apenas estranheza. O conhecido autor espiritual Anselm Grün e o estudioso islâmico Ahmad Milad Karimi descobrem que o que é estranho no outro retrocede assim que a questão de Deus vem à tona. A questão central, aqui, é a que experiências leva a fé em Deus, no Islã e no cristianismo, e como isso molda a vida concreta.
Sobre el autor
ANSELM GRÜN (1945), monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade, reconhecido pela profundidade de seus textos, escritos com beleza e simplicidade. Nos últimos anos, tem se dedicado à realização de cursos de meditação e exercícios espirituais. Nascido em Junkershausen, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münsterschwarzach em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. Em sua tese de doutorado em Teologia, concentrou-se no pensamento de Karl Rahner. Em 1976, publicou seu primeiro livro (Pureza de coração), depois do qual escreveria mais de 300.
AHMAD MILAD KARIMI é um filósofo da religião e poeta alemão considerado um dos mais proeminentes acadêmicos do islamismo da Europa, e autor de vários livros. Nascido em Kabul, Afeganistão, em 1979, fugiu da guerra civil com a família aos treze anos. De 2001 a 2011, foi membro da Fundação Acadêmica Nacional da Alemanha. Estudou filosofia e estudos islâmicos de 2000 a 2006 na Alemanha e na Índia. Concluiu o doutorado em 2012, com uma tese sobre as obras de Hegel e Heidegger. Em 2009, produziu uma nova tradução poética do Corão. Desde 2016, é professor de Kalâm, Filosofia e Misticismo Islâmico na Universidade de Münster.