A ludicidade e a cultura são importantes pontos entrelaçados no processo de formação e de aprendizagem. A obra Ludicidade: Desafios e Perspectivas em Educação desenvolvida pelo Grupo ‘Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto’ da Universidade de Brasília têm como objetivo discutir a ludicidade aplicada à educação em suas mais diversas dimensões e estratégias didáticas criativas favorecedoras de aprendizagem, em interface com a educação contemporânea. Apresentando análises e reflexões, fundamentando-se em uma variedade de enfoques teórico-metodológicos e práticas educacionais, os autores propõem inovações pedagógicas destinadas ao enriquecimento curricular, formação de professores e atuação profissional, notadamente nos campos da Educação Matemática, do Ensino Especial, da Educação Enxadrística e da Criatividade.
Tabla de materias
1. A ludicidade como estratégia didática favorecedora de aprendizagens significativas e criativas; 2. Aprendizagem lúdica, transdisciplinaridade e pedagogia de projetos em ambiente socioeducativo de restrição de liberdade; 3. Atendimento pedagógico em brinquedotecas e classes hospitalares; 4. Jogo digital no contexto educacional para pessoas com deficiência visual; 5. A brincadeira na educação infantil segundo a perspectiva histórico-cultural; 6. Jogo de regra na aprendizagem matemática de crianças; 7. Resolução de problemas e atividades lúdicas contextualizadas no ensino médio; 8. Projeto ‘Matemática Todo Dia’; 9. Laboratório de ensino em licenciatura de matemática.
Sobre el autor
Os organizadores deste livro integram o grupo de pesquisa denominado GEPAL, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Dando ênfase à aprendizagem lúdica, os trabalhos realizados pelos seus membros destinam-se ao aprimoramento da atuação profissional no campo educativo, abrangendo o ensino de pós-graduação e de graduação. Dentre suas contribuições, destacam-se encontros e publicações científicas.