Organizado por Christian Schwartz e ilustrado por Benett, Um operário em férias abriga cem crônicas de um dos mais importantes autores contemporâneos: Cristovão Tezza. A obra conta com textos sobre literatura, futebol, viagens e temas cotidianos.
• Cristovão Tezza é considerado um dos mais aclamados escritos brasileiros contemporâneos. Escreveu os romances Trapo, O fantasma da infância, Juliano Pavollini, Aventuras provisórias (Prêmio Petrobras de Literatura de 1987), Breve espaço entre cor e sombra (Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998), A suavidade do vento, Uma noite em Curitiba, Ensaio da Paixão e O fotógrafo (prêmios da Academia Brasileira de Letras e Bravo!, de melhor romance de 2004). E os elogiados Um erro emocional (romance, 2010) e Beatriz (contos, 2011). Em 2012, lançou O espírito da prosa – uma autobiografia literária.
Sobre el autor
Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952, mas mudou-se para Curitiba ainda quando criança. É considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea. É autor, entre outros, de
Trapo ,
O fantasma da infância ,
Aventuras provisórias ,
Breve espaço entre cor e sombra (Prêmio Machado de Assis/Biblioteca Nacional de melhor romance de 1998) e
O fotógrafo (prêmios da Academia Brasileira de Letras e Bravo! de melhor romance do ano). A publicação do inédito
O filho eterno marca seu retorno à Record. O livro venceu os mais importantes prêmios literários do país: primeiro lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, como melhor livro do ano, venceu o Prêmio Bravo! Prime de Cultura, na mesma categoria. Foi escolhido também melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca) e ganhou o Jabuti de melhor romance. Além do Prêmio São Paulo de Literatura.