‘Cada um ame o seu próximo como a si mesmo.’ Não é sem razão que o versículo de Levítico 19.18 é o texto do Antigo Testamento mais citado no Novo. Em dois mil anos de história, o amor tem levado cristãos a superar barreiras em prol do bem comum.
Com alguma frequência a Igreja é duramente criticada pelos seus e pela sociedade. Justas ou injustas, as menções pouco honrosas ao cristianismo não conseguem obscurecer a história de cristãos que, movidos pelo amor ao próximo, reverberam o exemplo do bom samaritano.
Davi Lago, autor de Formigas e Brasil polifônico, relata em Ame o seu próximo a iniciativa de cristãos que, inspirados por esse mandamento divino, cumpriram papel civilizatório para a humanidade, como a criação do método Braile e de organizações como Greenpeace, Anistia Internacional, Alcoólicos Anônimos e Cruz Vermelha.
Em um momento histórico marcado pela intolerância e pelo desamor, o autor resgata a fundamentação bíblica que nos impulsiona em prol do outro: a ética radical de Jesus.
O amor é, portanto, um imperativo divino, e não mera sugestão do Criador.
Tabla de materias
Agradecimentos
Uma palavra do autor
1. Ame o seu próximo
Fundamentos israelitas do conceito cristão de amor
2. Ame o seu inimigo
O triunfo do amor sobre o ódio
3. Ame sem omissão
A parábola do bom samaritano
4. Ame sem ganância
Jesus e o jovem rico
5. Ame a Deus, ame o próximo
O significado dos maiores mandamentos de Jesus
6. Ame, não desobedeça
A prática dos maiores mandamentos de Jesus
7. Não faça mal ao próximo
O conceito minimalista de amor
8. Ame, não devore
Implicações éticas da liberdade cristã
9. Pelo Rei, pelo reino, por uma nova realidade
A lei régia do amor
Palavras finais
Notas
Sobre o autor
Sobre el autor
Davi Lago é mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito pela PUC Minas. É pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo (LABÔ), onde coordena o grupo de pesquisa sobre Cidades Transparentes. Atua como colunista do portal HSM Management, assinando o blog Perspectivas de Carreira, e publica artigos regularmente em seu website (www.davilago.com) e em diversos portais como Revista Veja, Estado da Arte/Estadão, Jornal Em Tempo e G1. É também autor de Brasil polifônico e coautor de Formigas, publicados pela Mundo Cristão. Atua ainda como capelão da Primeira Igreja Batista em São Paulo e como embaixador da Visão Mundial. É casado com Natália e pai da Maria.