Relacionando a temas do dia a dia, David Sumpter mostra como a matemática está presente em nossas vidas e nos dá uma perspectiva diferente para encará-la.
Existe uma fórmula secreta para ficar rico? Ou para ser feliz? Ou para viralizar? Ou para ter autoconfiança e tomar as decisões certas? A resposta para essas e muitas outras perguntas é: existe.
As dez equações que regem o mundo é sobre as fórmulas que fazem nossa vida se mover. Elas são essenciais para tudo — desde fundos de investimento a sites de apostas e fenômenos da mídia social — e podem ajudar você a aumentar sua chance de sucesso, se proteger de perdas financeiras, viver com mais saúde e enxergar além do medo.
Com inteligência e lucidez, o matemático David Sumpter mostra que não são as minúcias técnicas que fazem essas fórmulas ser tão bem-sucedidas, mas sim a maneira como elas permitem que os matemáticos vejam os problemas por outra perspectiva; uma forma de enxergar o mundo que qualquer pessoa pode desenvolver.
Poderoso e esclarecedor, As dez equações que regem o mundo mostra como a matemática pode mudar a sua vida pra valer.
‘Este livro inspirará estudantes de matemática ao mostrar a relevância dessa disciplina para o mundo de hoje e os fará pensar sobre as questões morais que enfrentarão como matemáticos.’ – Times Higher Education
‘Uma ideia divertida para comunicar uma mensagem importante e um guia para a tomada de todos os tipos de decisões na vida.’ – Pinnacle
‘Extremamente divertido, erudito e às vezes incrivelmente espirituoso. Você terminará o livro de Sumpter com uma ideia muito mais nítida de por que o mundo é menos confuso do que parece.’ – E&T Magazine
Sobre el autor
David Sumpter é professor de Matemática Aplicada na Universidade de Uppsala, na Suécia. Nascido em Londres e criado na Escócia, obteve o título de Doutor em Matemática na Universidade de Manchester antes de se mudar para a Suécia. Sua pesquisa cobre desde o funcionamento interno de cardumes e correições à análise de transações ligadas a times de futebol; desde a segregação na sociedade à capacidade de aprendizado das máquinas e inteligência artificial. Seus artigos já foram publicados em veículos como The Economist, The Telegraph, Current Biology, Nordic Bet, The Conversation, Mathematics Today e Four Four Two. Recebeu o prêmio Catherine Richards do Institute of Mathematics and Its Applications (IMA) por difundir a matemática e foi agraciado com o Royal Society Fellowship da Universidade de Oxford.