Este livro é uma versão da terapia comportamental dialética (dialectical behavior therapy – DBT) que a psiquiatra Debra Safer e os psicólogos Sarah Adler e Phil Masson adaptaram e testaram com pacientes que tiveram dificuldade em controlar a própria alimentação. A DBT é um tratamento eficaz e exaustivamente pesquisado, que ensina habilidades práticas e ao mesmo tempo poderosas que podem ajudar os indivíduos com dificuldades para lidar com as próprias emoções.
Em geral, as pessoas buscam diversas dietas, fórmulas mágicas, procedimentos radicais, e são seduzidas por programas ‘milagrosos’ de perda de peso. Porém, será que o foco realmente deveria ser a consequência (peso) ou a causa dos episódios de compulsão alimentar? A nossa experiência clínica e as últimas pesquisas mostram que tratar exclusivamente o peso não elimina o comer compulsivo, e pode surtir o efeito de aumentar os episódios de compulsão alimentar. Atualmente, um dos poucos tratamentos baseados em evidência, que têm como foco o desenvolvimento de habilidades para lidar com as emoções dolorosas e evitar os episódios de compulsão alimentar, é a terapia comportamental dialética (dialectical behavior therapy – DBT). Os pesquisadores da Universidade de Stanford criaram este programa de autoajuda com o intuito de oferecer tratamento acessível a pessoas com pouco acesso a centros especializados de transtornos alimentares.
Sobre el autor
Debra L. Safer, MD
Professora associada de Psiquiatria e Ciências do Comportamento no Departamento de Medicina da Universidade de Stanford e Codiretora da Clínica de Transtornos alimentares e problemas relacionados ao peso para Adultos de Stanford.
Sarah Adler, Psy D
Professora assistente de Psiquiatria e Ciências do Comportamento na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e Psicóloga clínica em consultório particular.
Philip C. Masson, Ph D
Professor do Departamento de Psicologia Clínica Adjunta da Western University e Psicólogo em Londres, Ontário, Canadá.
Drs. Safer, Adler e Masson trabalharam com mais de 1.000 adultos e adolescentes com preocupações relacionadas a alimentação e peso, com foco no tratamento de DBT e em outros tratamentos baseados em evidências.
Tradução de Dr. Thomas Haunold
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Revisão técnica de Dr. Fellipe Augusto de Lima Souza
Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo