‘[…] este livro constitui uma primeira aproximação ao significado da pedagogia histórico-crítica. Isto porque está em curso o processo de elaboração desta corrente pedagógica, através da contribuição de diferentes estudiosos. De minha parte, venho dedicando-me a uma pesquisa de longo alcance que se desenvolve com ritmo variável e sem prazo para sua conclusão, por meio da qual se pretende rastrear o percurso da educação desde suas origens remotas, tendo como guia o conceito de ‘modo de produção’.
Trata-se de explicitar como as mudanças das formas de produção da existência humana foram gerando historicamente novas formas de educação, as quais, por sua vez, exerceram influxo sobre o processo de transformação do modo de produção correspondente. […] Pretende-se, assim, revelar as bases sobre as quais se assenta a pedagogia histórico-crítica para viabilizar a configuração consistente do sistema educacional em seu conjunto do ponto de vista dessa concepção educacional.’
Trecho extraído da Apresentação
Sobre el autor
Dermeval Saviani
Natural de Santo Antônio de Posse (SP), cursou o primário no Grupo Escolar de Vila Invernada, São Paulo (SP) (1951-1954), e os cursos ginasial e colegial nos Seminários de Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) (1955-1961). Iniciou os estudos filosóficos no Seminário Central de Aparecida (SP) (1962). Formou-se em filosofia (PUC-SP, 1966), onde também se doutorou em filosofia da educação (1971). Obteve o título de livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986) e realizou ‘estágio sênior’ na Itália (1994-1995).
De 1967 a 1970, lecionou filosofia, história e história da arte para o curso colegial e história e filosofia da educação para o curso normal. Desde 1967, é professor no ensino superior, tendo orientado mais de uma centena de trabalhos acadêmicos. Foi contemplado três vezes com o Prêmio Jabuti (2008, 2014 e 2016). Recebeu os títulos de Doutor ‘Honoris Causa’ da Universidade Tiradentes e da UFPB, em 2017, e da UFSM, em 2019. Em dezembro de 2020 foi homenageado na sessão da Education Review/Anped, ‘Pequenos grandes livros que marcaram gerações’, pela obra Escola e democracia na 14ª Reunião Regional da Anped Sudeste. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Histedbr e professor colaborador permanente da Pós-Graduação em Educação da Unicamp.