‘Quem controla o passado, controla o futuro.’ (George Orwell, 1984)
Bem lembrada na frase que serve de epígrafe ao livro, a importância do passado no processo histórico que determinará o porvir de uma nação é justamente o que torna fundamental esta obra. Organizada por Edson Teles e Vladimir Safatle, O que resta da ditadura reúne uma série de ensaios que esquadrinham o legado deixado pelo regime militar na estrutura jurídica, nas práticas políticas, na literatura, na violência institucionalizada e em outras esferas da vida social brasileira.
Fruto de um seminário realizado na Universidade de São Paulo (USP), em 2008, o livro reúne textos de escritores e intelectuais como Maria Rita Kehl, Jaime Ginzburg, Paulo Arantes, Ricardo Lísias e Jeanne Marie Gagnebin, que buscam analisar o que permanece de mais perverso da ditadura no país hoje. Assim, o livro possui também um caráter de resistência à lógica de negação difundida por aqueles que buscam hoje ocultar o passado recente, seja ao abrandar, amenizar ou simplesmente esquecer este período da história brasileira.
Segundo Edson Teles e Vladimir Safatle, a palavra que melhor descreve esta herança indesejada é ‘violência’ – medida não pela contagem de mortos deixados para trás, mas por meio das marcas encravadas no presente. Para os organizadores, ‘neste sentido, podemos dizer com toda a segurança: a ditadura brasileira foi a mais violenta que o ciclo negro latino-americano conheceu.
Edson Teles & Vladimir Pinheiro Safatle
O que resta da ditadura [PDF ebook]
A exceção brasileira
O que resta da ditadura [PDF ebook]
A exceção brasileira
¡Compre este libro electrónico y obtenga 1 más GRATIS!
Idioma Portugués ● Formato PDF ● Páginas 352 ● ISBN 9788575592229 ● Tamaño de archivo 1.4 MB ● Editorial Boitempo Editorial ● Ciudad São Paulo ● País BR ● Publicado 2015 ● Descargable 24 meses ● Divisa EUR ● ID 8941021 ● Protección de copia Adobe DRM
Requiere lector de ebook con capacidad DRM