Problemas na constituição e no funcionamento do Eu estão no cerne de boa parte das chamadas ‘novas doenças da alma’, nas palavras de Júlia Kristeva. Os sofrimentos narcísicos em variadas formas e magnitudes (atingindo o psíquico e o somático), a melancolia e outros estados depressivos, as organizações paranoides e esquizoides da personalidade, as toxicomanias, os transtornos alimentares etc., ocupam lugar relevante na clínica psicanalítica atual, para não falarmos dos casos que, infelizmente, não puderam ser objeto de nossos cuidados, como o de Estamira, contemplado em um dos capítulos do livro.
A expressão adotada – o Eu em ruína – corresponde perfeitamente a este grande conjunto de adoecimentos que desafiam os psicanalistas das mais diversas procedências, independentemente de suas orientações teóricas. Assim, torna-se bem-vinda esta reedição do livro organizado por Eliane Michelini Marraccini.
Luís Claudio Figueiredo
Sobre el autor
Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora e supervisora do curso de especialização Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Atende em consultório particular desde 1975. É coorganizadora de cursos de extensão cultural, participa de bancas examinadoras e demais atividades científicas.
Possui vários artigos em publicações científicas. É autora de Encontro de mulheres: uma experiência criativa no meio da vida (Casa do Psicólogo, 2001), coorganizadora de Limites de Eros (Blucher, 2ª edição, no prelo).