A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação da monumental obra As doutrinas econômicas, do consagrado economista Fabrício Augusto de Oliveira.
‘A Economia Política Clássica: a construção da Economia como ciência (1776-1870)’ é o primeiro dos cinco tomos que integram um trabalho de teoria econômica de fôlego.
A contrapelo do pensamento ortodoxo, o autor não entende a ciência econômica como uma ciência exata, procurando situar as teorias e debates em questão em seus devidos contextos históricos, sem desconsiderar aspectos da vida pessoal dos pensadores em foco. Emerge, assim, uma obra tão densa e rica quanto acessível, de vivo interesse a iniciados e não iniciados nesse campo do conhecimento.
Nas palavras do próprio autor, a pretensão da obra é ‘apresentar didaticamente o pensamento das várias escolas de economia, procurando entender a razão de seu distanciamento na explicação dos fenômenos econômicos e nos distintos remédios por elas recomendados, à luz dos diferentes métodos que utilizam na sua compreensão e na dos papeis desempenhados pelos agentes econômicos, entre os quais se inclui o Estado, para a superação das dificuldades que impedem a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada do ponto de vista social’.
Os próximos tomos serão: ‘Karl Marx: a luta pela emancipação humana e a crítica da Economia Política (1818-1883)’; ‘A revolução marginalista (1870-1930): o agente racional na história do pensamento econômico’; ‘Keynes, Kalecki e o Princípio da Demanda Efetiva: o duelo com a economia neoclássica no século XX (1930-1970)’; ‘O pensamento neoliberal: fantasias teóricas com poder de destruição do sistema’.
Sobre el autor
Fabrício Augusto de Oliveira é Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, professor do programa da Escola de Governo do Legislativo do Estado de Minas Gerais, membro da Plataforma de Política Social e consultor de economia do setor público de órgãos nacionais e internacionais.