O que se pode aprender de interessante em um dia a dia rotineiro, e, às vezes, maçante? Essas aprendizagens são realmente saberes? O que elas podem produzir se não há oportunidades iguais para todos? As questões anteriores vêm mostrar que nossa visão de mundo, embotada pela rotina e condicionada pela preeminência da instituição de ensino, não enxerga mais os recursos do cotidiano. Em resposta a essas questões, esta obra dá a profissionais, como os pesquisadores, a oportunidade de descobrir a grande quantidade de saberes adquiridos na vida cotidiana e por meio dela. Ultrapassando os debates recorrentes sobre a hierarquia entre saberes teóricos e práticos, de conhecimento geral e prática, este livro traça novas perspectivas de ação ao mostrar como as aprendizagens formais e informais ecoam uma na outra e se completam.
Sobre el autor
Gilles Brougère, professor de ciências da educação na Universidade de Paris 13, coordena Experice, grupo de pesquisa da Universidade de Paris 13 e da Universidade de Paris 8, formado por uma equipe de pesquisadores especializada nas aprendizagens fora da escola. Ele realiza pesquisas sobre as relações entre jogos, lazer e educação e sobre educação pré-escolar comparada.
Anne-Lise Ulmann, doutora em ciências da educação, leciona no Conservatoire national de arts e métiers (CNAM) a disciplina engenharia da educação e a análise do trabalho. Ela realiza pesquisas sobre a relação dos lugares de formação e de trabalho. Anteriormente trabalhou no setor de RH e no conselho de empresas.