Considerado o maior expoente da Hermenêutica Filosófica, Hans-Georg Gadamer exerceu profunda influência no cenário intelectual do século XX. Do Direito à Medicina, da Ética às Ciências Naturais, da Literatura às Ciências Humanas, suas contribuições estão cada dia mais presentes.
Colocando-se contra a validade exclusiva da ideia de objetividade, tão central nas ciências modernas, Gadamer defende uma postura intelectual que pretende dar conta de condições existenciais do saber, com destaque para a linguagem, a história e o ambiente social.
No Brasil, observa-se um interesse crescente pelas relações entre a Hermenêutica Filosófica e a Educação. De fato, a concepção gadameriana problematiza as pretensões universalistas da Pedagogia e traz argumentos que podem esclarecer problemas centrais, com os quais a Pedagogia contemporânea vê-se confrontada. Assim, é em boa hora que a Coleção Pensadores & Educação inclui, entre seus títulos, este Gadamer & a Educação, escrito por um filósofo do porte do Professor Doutor Hans-Georg Flickinger, reconhecido internacionalmente por sua competência no campo da Hermenêutica Filosófica.
Sobre el autor
Hans-Georg Flickinger
É professor emérito da Universidade de Kassel. Ele iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Heidelberg, em 1971 e assumiu em 1977 a vaga como professor titular de Direito Administrativo e Filosofia Política na Universidade de Kassel. Desde 1982 até 1992 também professor visitante na UFRFGS/Porto Alegre, ele foi convidado em 1993 a trabalhar nos Programas de Pós-Graduação de Filosofia e Serviço Social da PUCRS/Porto Alegre. Em 2009 aposentou-se na Universidade de Kassel. Ele continua ativo apoiando a cooperação entre a Universidade de Kassel e universidades do Sul do Brasil. Suas pesquisas concentram-se na filosofia política, hermenêutica, estética e, recentemente, na filosofia da educação. Entre suas mais de cem publicações constam os livros Neben der Macht – Begriff ud Krise des bürgerlichen Rechts (Ao lado do poder – conceito e crise do direito burguês) de 1980; Marx – nas pistas da desmistificação filosófica do capitalismo, de 1985; Marx e Hegel – o porão de uma filosofia social, de 1986; O Conceito do Político – Carl Schmitt (edição e apresentação de H.G.Flickinger), de 1992; Teoria de auto-organização – as raízes da interpretação construtivista do conhecimento (junto com W. Neuser), de 1994; Macht – Autorität – Institution (Poder – autoridade – instituição), (junto com U. Müller), de 1998; ‘_Entre caridade, solidariedade e cidadania – história comparativa do serviço social Brasil/Alemanha_’ (Org. H. G. Flickinger), de 2000; Hermenêutica filosófica – nas trilhas de H.G.Gadamer (junto com C. de Almeida/L. Rohden), de 2000; Em nome da liberdade – elementos da crítica ao liberalismo contemporâneo, de 2002; Dimensões da maioridade e a educação (junto com Cláudio A. Dalbosco), de 2005; A caminho para uma pedagogia hermenêutica, de 2011; Zur Aktualität des Unzeitgemäßen (Acerca da atualidade do extemporâneo) (junto com E. Goodman-Thau), de 2013.