‘Este livro nasce de nossos afetos, de nossas paixões, diríamos. Mas nasce também de nossas preocupações, compromissos e de uma certa compreensão sobre a Educação e os processos educativos. A Educação, a entendemos como uma complexa e delicada arte de tecer vidas e identidades humanas, fazendo fruir as capacidades lógico-cognitivas, estético-expressivas e ético-morais existentes, potencialmente, em cada criança e em cada jovem. Sabemos, ainda, que os educadores também devem ser educados, desenvolvendo tais capacidades e sensibilidades, para bem realizarem seu oficio e responsabilidade histórica e social. E como fazer fruir a experiência estética e a sensibilidade dos educadores, para que as fecundem em nossas crianças e jovens, sem nos lembrarmos do cinema, aqui entendido como manifestação artística e não somente como parte da indústria cultural?
Sobre el autor
Inês Assunção de Castro Teixeira
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutora em Educação também pela UFMG, realizou seu pós-doutorado na Universidade de Barcelona. Professora Titular nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação. É coorganizadora da Coleção Educação, Cultura e Cinema e da seção Educar o Olhar da revista _ Presença Pedagógica_. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Fa E/UFMG e do CNPq, e membro da Rede Kino.
José de Sousa Miguel Lopes
É doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, professor da UFMG e coorganizador da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, História, Memória e Linguagem (EDHMEL) e da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação. Coordena o blog Navegações nas fronteiras do pensamento. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e multiculturalismo, História de África, Moçambique, cinema, antropologia cultural, letramento, formação de professores.