Um retrato do artista quando jovem descreve o desenvolvimento intelectual e artístico do personagem Stephen Dedalus ao longo dos anos de sua infância e juventude. Embora o romance se baseie em episódios e personagens da vida de James Joyce, Stephen Dedalus não é James Joyce. E Um retrato não é um biografia ou uma autobiografia de James Joyce. Enfim, Um retrato é, para todos os efeitos, uma obra de ficção. E permanece como uma das obras centrais do modernismo literário de língua inglesa.
Joyce costumava tomar nota de cenas e episódios, breves e independentes, que chamou de ‘epifanias’. Em Epifanias estão reunidos os 40 desses esboços que chegaram até nós, com o texto original e sua tradução apresentados lado a lado. O livro é enriquecido por um ensaio da especialista italiana Ilaria Natali sobre a forma como Joyce aproveitou algumas dessas epifanias nos livros Um retrato do artista quando jovem, Ulisses e Finnegans Wake. Um conjunto de fotos de Dublin, feitas pela fotógrafa americana Lee Miller em 1946, para a revista Vogue, ilustram a edição.
Sobre el autor
James Joyce
Nasceu em Dublin, Irlanda, país que deixou em 1904 para morar na Europa continental (Trieste, Zurique, Paris). É conhecido, sobretudo, pela coletânea de contos Dublinenses e pelos romances Um retrato do artista quando jovem, Ulisses e Finnegans Wake, que figuram entre as obras inaugurais do modernismo literário ocidental. Teria dito certa vez: ‘Coloquei [em Ulisses] enigmas e quebra-cabeças em número suficiente para manter os acadêmicos ocupados, discutindo por séculos e séculos o que eu quis dizer’.