Quando decide deixar para trás a vida no mar, um jovem marinheiro é designado para uma tarefa inesperada. Embora inexperiente, assume o posto de capitão de um navio mercante cujo velho e excêntrico comandante havia falecido por razões misteriosas. Ao alçar da âncora, a embarcação toma o rumo do isolamento do alto-mar, e o jovem capitão enfrenta circunstâncias desafiadoras que beiram o absurdo.
Em A linha de sombra, Joseph Conrad nos proporciona um mergulho no interior do protagonista e nos cativa tanto pela brilhante construção psicológica do personagem quanto pela destreza com que elabora suas impressões ao longo da estranha jornada. O escritor valeu-se de sua vivência na Marinha Mercante Britânica para figurar a experiência do homem diante do mar, aqui cenário de uma travessia épica que reflete a passagem da juventude para o amadurecimento.
Esta edição conta com a tradução de Maria Luiza X. de A. Borges e prefácio inédito de Miguel Sanches Neto.
Escrito em 1899, O coração das trevas parte da experiência do autor na Marinha Mercante Britânica para descortinar um universo simbólico, de múltiplas interpretações, que segue dialogando intensamente com os leitores do século XXI.
A trama inspirou várias adaptações, entre elas o filme Apocalypse Now, clássico de Francis Ford Coppola.
Esta edição conta com tradução e introdução de Marcos Santarrita, além de um prefácio inédito de André Barcinski.
Sobre el autor
Joseph Conrad nasceu em 1867, na Ucrânia. Aos 11 anos, ficou órfão e, aos 21 anos, juntou-se a um navio britânico como aprendiz. Ficou na Marinha por duas décadas, o que permitiu que conhecesse diversos países. Essa experiência serviu de matéria-prima para sua produção literária, além de ter lhe rendido a cidadania britânica em 1886. Em 1894, Conrad havia alcançado a posição de capitão, porém decidiu abandonar o mar para focar na publicação do seu primeiro romance, ‘A loucura de Almayer’ (1895), ao qual ele havia se dedicado por seis longos anos. Ainda quando criança, via o pai traduzir Shakespeare, mas só depois de adulto aprendeu a língua inglesa. E foi nesse idioma que Conrad escreveu sua prolífica obra, que abarca romances, novelas, ensaios e livros de memórias. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se ‘O coração das trevas’ (1899), ‘Lord Jim’ (1900) e ‘A linha de sombra’ (1917). O escritor faleceu em 1924, na Inglaterra.