Phileas Fogg é um rico cavalheiro inglês extremamente metódico. Segue uma rotina inalterável e parece ter tudo sempre sob controle. No entanto, durante um jogo de cartas com os amigos, o aristocrata faz uma aposta ousada: daria a volta ao mundo em apenas 80 dias, um prazo considerado impossível para 1872. Em companhia do seu criado Jean Passepartout, Fogg deixa a rotina para trás e se aventura em uma jornada fantástica e cheia de obstáculos para atravessar o globo a tempo de ganhar a aposta.
Tradução e adaptação de Vieira Neto
Sobre el autor
Júlio Verne (1828-1905) é tido como o escritor francês mais traduzido do mundo. Considerado um dos pioneiros da ficção científica, notabilizou-se por histórias repletas de peripécias e pela capacidade de antecipar na ficção as transformações que a tecnologia tornaria possível no mundo moderno.
Estudou geologia, engenharia e astronomia e, em 1863, publicou seu primeiro romance, Cinco semanas em um balão. A mistura de aventura e especulação futurística resultou numa obra irresistível de 28 livros, na qual se destacam, além de A volta ao mundo em 80 dias (1872),
os romances Viagem ao centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1864), Vinte mil léguas submarinas (1870) e A ilha misteriosa (1875). Por muito tempo mantido à margem da literatura clássica francesa, Verne é hoje unanimidade e objeto de culto em seu país e em todo o mundo.