Uma obra sempre atual que, embora não tenha consolidado sua visão de futuro, é referência para quem pretende estudar política e economia. No manifesto do Partido Comunista, o operário surge como força organizadora de uma sociedade onde os menos favorecidos guiam o mundo com o prisma da justiça e igualdade de meios, de oportunidades e do equilíbrio entre produção e riqueza. Marx e Engels convocam o homem comum para enfrentar a burguesia e criar seu próprio Deus, garantindo assim o bem-estar de todos. Trata-se de um documento histórico que detalha o pensamento comunista e nos ajuda a compreender o contexto sociopolítico do mundo moderno.
Sobre el autor
Karl Marx (1818-1883)
Marx nasceu em Trier, Alemanha, e estudou Direito nas Universidades de Bonn e de Berlim. Em 1842 teve contato com o socialismo francês e um ano depois, após se casar, passou a morar em Paris, onde conheceu Engels. Os dois tinham muito interesse pelos movimentos operários e se tornaram grandes amigos. A convite da Liga dos Comunistas, redigiram, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista. Depois de Paris, Marx morou em Bruxelas. Expulso sucessivamente da Bélgica, da Alemanha e da França, fixou residência em Londres onde se dedicou, durante anos, à redação de sua principal obra, O Capital.
Friedrich Engels (1820-1895)
Engels nasceu em Barmen, Alemanha, e participou de movimentos de esquerda que pregavam o fim da religião tradicional e do Estado quando ainda era estudante. Em 1842, transferiu-se para a Inglaterra, onde trabalhou na indústria de fiação de seu pai. De passagem por Paris, conheceu Karl Marx e, com ele, além do Manifesto do Partido Comunista, escreveu vários livros. Em 1870, vendeu a indústria do pai e passou a se dedicar a estudos e pesquisas. Sua obra mais conhecida é A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.