A PRIMEIRA BIOGRAFIA COMPLETA DE MAL EVANS, O AMADO AMIGO, CONFIDENTE E ROADIE DOS BEATLES.
‘Quase 50 anos depois, após o manuscrito e outros documentos históricos de Mal Evans terem sido encontrados esquecidos em um porão de armazenamento por uma funcionária temporária de uma editora e devolvidos à família dele com a ajuda de Yoko Ono, finalmente temos esse tesouro publicado com precisão e rigor.’ — New York Times
‘Um retrato cheio de fios complexos que levam a todos os lugares e, perto do final da vida de Mal Evans, a lugar nenhum. A devoção religiosa aos ‘seus meninos’, sua obsessão por faroestes e armas, o abandono de sua esposa Lily e de seus filhos Gary e Julie por semanas e meses enquanto comia, bebia, dormia e se drogava ao redor do mundo… até finalmente o desfecho angustiante e horrível de sua vida que, até agora, se tornou uma lenda. Este livro é simplesmente incrível.’ — Q
‘Um Santo Graal para os fãs, oferecendo um olhar ampliado sobre a banda.’ — People Magazine
Malcolm Evans, roadie de longa data, assistente pessoal e amigo dedicado dos Beatles, foi um membro inestimável do círculo íntimo da banda. Uma figura imponente com óculos de aros grossos, Mal teve um papel importante na história dos Beatles, contribuindo ocasionalmente como performer e, às vezes, como letrista, enquanto se esforçava imensamente para proteger seus queridos ‘garotos’. Ele esteve presente em toda a história notável e incomparável do grupo: do triunfo no Shea Stadium à criação da icônica capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e ao famoso show no telhado em Let It Be.
Deixando um emprego estável como engenheiro de telecomunicações para atuar como gerente de turnê de uma banda iniciante, Mal era uma figura deslocada desde o início – mais velho, casado, com filhos e sem nenhuma experiência na indústria musical. Mesmo assim, ele mergulhou de cabeça nesse mundo, viajando pelo globo e se tornando indispensável.
Nos anos após a separação dos Beatles, o ‘Grande Mal’ continuou a trabalhar para eles enquanto cada membro seguia sua carreira solo. Em 1974, determinado a se destacar como compositor e produtor musical, mudou-se para Los Angeles, onde começou a escrever suas memórias. Mas, em janeiro de 1976, prestes a compartilhar seu livro com o mundo, a história de Mal teve um fim trágico durante um confronto doméstico com a polícia de Los Angeles (LAPD).
Para os fãs dos Beatles, a vida e a morte prematura de Mal sempre foram envoltas em mistério. Durante décadas, seus diários, manuscritos e a vasta coleção de memorabilia pareciam perdidos para sempre… até agora.
Com acesso total aos arquivos inéditos de Mal e após conduzir centenas de novas entrevistas, o estudioso e autor Kenneth Womack apresenta aos leitores a história completa e desconhecida de Mal no coração da lenda dos Beatles. Ricamente ilustrado com fotos e itens nunca antes vistos dos arquivos de Mal, Vivendo com os Beatles é a peça que faltava no incrível quebra-cabeça da história dos Fab Four.
‘Repleto de momentos emocionantes. Fãs dedicados da banda encontrarão muito o que celebrar.’ — Publishers Weekly
‘Uma celebração — não apenas de Mal Evans, mas de todos os personagens coadjuvantes não reconhecidos que tornam a vida criativa possível… Ele remove a nuvem de mitologia que frequentemente envolve a história dos Beatles e nos lembra que o estrelato da banda não era, de forma alguma, predestinado.’ — The Guardian
‘Como descobrir o conteúdo dos Manuscritos do Mar Morto, o acesso exclusivo de Womack aos arquivos não publicados de Mal Evans, diários, anotações gravadas por ele mesmo, manuscritos autobiográficos inacabados e fotos inéditas (junto com inúmeras entrevistas novas) oferece uma visão diferente da impressionante história dos Beatles.’ — Culture Sonar
Sobre el autor
Kenneth Womack é um dos maiores escritores e pensadores do mundo sobre os Beatles. Entre suas obras destacam-se Long and Winding Roads: The Evolving Artistry of the Beatles (2007), The Cambridge Companion to the Beatles (2009) e The Beatles Encyclopedia: Everything Fab Four (2014). Ele também é autor de uma biografia em dois volumes dedicada à vida e ao trabalho do produtor dos Beatles, George Martin, incluindo Maximum Volume (2017) e Sound Pictures (2018). Seu livro Solid State: The Story of Abbey Road and the End of the Beatles (2019) foi considerado pelo Los Angeles Times como uma obra essencial para quem deseja entender o canto do cisne da banda. Seu livro mais recente, intitulado John Lennon 1980: The Last Days in the Life, foi publicado em setembro de 2020.
Womack é crítico de cultura musical do Salon e colabora regularmente com diversas publicações impressas e digitais, como Slate, Billboard, Time, Variety, The Guardian, USA Today, The Independent, NBC News e The Philadelphia Inquirer. Ele também é editor fundador da Interdisciplinary Literary Studies: A Journal of Criticism and Theory, publicada pela Penn State University Press, e coeditor do Year’s Work in English Studies da English Association, publicado pela Oxford University Press.
Ao longo dos anos, Womack compartilhou seu trabalho com bibliotecas públicas e organizações comunitárias em todo o país, além de ter se apresentado em instituições como Princeton University, Harvard University, o Smithsonian Institution, o Grammy Museum Experience e o 92nd Street Y. Ele também atuou como comentarista especialista nos programas 20/20 da ABC e Access Hollywood da NBC.