Aclamado romance do autor de O profeta, Asas partidas é um clássico que marcou a literatura árabe com os sentimentos mais profundos do primeiro amor e sua forte crítica social.
Em Asas partidas, de Khalil Gibran – aclamado autor de O profeta –, o jovem Khalil é apresentado a Faris Karama, um comerciante rico e de bom coração de Beirute, e à sua filha, Salma. Khalil e Salma se atraem profundamente um pelo outro e passam a se encontrar, com a bênção do pai da moça. Mas o poderoso padre Ghalib, para ter acesso à fortuna de Karama, exige que seu filho se case com Salma. Presa a antigas tradições, a jovem se vê obrigada a abrir mão de sua felicidade e se casar com um outro homem.
A obra, publicada originalmente em 1912, revela, além dos aspectos emocionais do primeiro amor, forte crítica social diante do regime de opressão então existente no Líbano. Selma, a protagonista, é o retrato da condição de submissão em que as mulheres viviam nessa sociedade. A difícil situação socioeconômica do país também fica evidente ao longo da narrativa.
Khalil Gibran é conhecido pela reverência à sua terra natal e também pelo estilo primoroso e melancólico com que explora tanto o exuberante cenário natural quanto os aspectos espirituais dos personagens, acertando em cheio o coração de seus leitores e leitoras.
Sobre el autor
Kahlil Gibran (1883 – 1931) nasceu no Líbano. Ainda criança imigrou com a mãe e os irmãos para os Estados Unidos, onde passou a assinar a forma reduzida Khalil Gibran. Poeta, filósofo e artista plástico, não teve educação formal, mas sua facilidade para aprender novos idiomas e sua habilidade como desenhista já revelavam que se tratava de um artista precoce. Seus livros foram traduzidos para várias línguas e suas pinturas e desenhos tiveram exposições em Paris e Nova York.