Este livro tem como objetivo apresentar e analisar de forma crítico-comparativa as diversas teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional. Trata-se de apresentar cada uma dessas teorias em termos da sua estrutura e de seus objetivos, segundo uma matriz de análise na qual são colocados em foco os fenômenos, os modelos ontológicos, os métodos para construção da teoria e a sua aplicabilidade na resolução de problemas.
No Volume 1, dedico-me a analisar as origens e a consolidação das primeiras propostas de teorias psicanalíticas do desenvolvimento, ocupando-me das perspectivas elaboradas por Sigmund Freud, Anna Freud, René Spitz, Erik Erikson e Margareth Mahler, com um apêndice que procura fazer o mesmo tipo de análise estrutural focado na compreensão do processo de desenvolvimento da nossa faculdade de conhecer por Jean Piaget.
Sobre el autor
Leopoldo Fulgencio é professor associado (livre-docente) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Dedica-se ao estudo e desenvolvimento da psicanálise, tanto no que se refere aos seus aspectos epistemológicos, metodológicos e práticos, como no que se refere às contribuições da psicanálise para as teorias do desenvolvimento emocional, especialmente com relação à obra de Freud e Winnicott.