Marx tem sido merecidamente acusado de haver escrito uma condenação ao capitalismo e de não ter nunca conseguido – nem os seus seguidores — descrever o funcionamento de uma sociedade socialista. A atitude de Mises é diferente: tendo denunciado as falácias do socialismo, foi levado por sua honestidade a explicitar também o que seria uma sociedade liberal. Escreveu então Liberalismo.
Esta obra, que nos fornece a base de uma ideologia liberal, apresenta a mais viva condenação ao colonialismo e a advertência do que poderia ocorrer — e infelizmente ocorreu na Alemanha — por força da crescente intervenção do estado na vida dos cidadãos.
Sobre el autor
Ludwig von Mises foi um economista de primeira grandeza, muito ativo na primeira metade do século XX e, seguramente, um dos que mais defendeu o indivíduo na história da humanidade. Pouco conhecido no Brasil, ele acreditava que só a liberdade econômica proporcionaria desenvolvimento sustentável e melhoras efetivas na qualidade de vida das pessoas. O pensamento liberal, que teve forte desenvolvimento no século XVII por meio das publicações sobre política do filósofo inglês John Locke, ganhou força e bases bem fundamentadas com as teses de von Mises.
No presente livro, editado pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil, em parceria com o Instituto Liberal (IL), von Mises explica os principais aspectos da economia de modo claro e consistente, proporcionando uma leitura de fácil compreensão e alta relevância. Em linha com seus princípios, os editores trazem mais esta importante contribuição para a disseminação do liberalismo econômico e para um melhor entendimento sobre a relevância da iniciativa privada para desenvolvimento do nosso país.
No mundo globalizado em que vivemos, princípios como a livre circulação de capitais internacionais, a simplificação de leis e regras econômicas e a redução de fazem a diferença. E este livro demonstra porque essas ações são lógicas e promovem a prosperidade.