Uma história de amor e segredos muito bem guardados, que mostra que a força dos laços humanos, mais do que os acontecimentos históricos, é capaz de definir a vida das pessoas
Olívia e Clarice cresceram ouvindo que o amor de seus pais era tão imenso, que não caberia em apenas um coração e, por isso, os dois tinham gerado duas meninas de uma só vez. Anos depois, em meados da década de 1930, é a vez das irmãs se entregarem à paixão. Olívia se casa com António e os dois vão viver em Lisboa, onde o rapaz começa a prosperar no comércio. Clarice vai morar com a irmã e se envolve com Theodor, um músico judeu alemão, que havia fugido da ascensão do nazismo em seu país. Vigiado pelo regime salazarista e percebendo a expansão do totalitarismo pela Europa, Theodor resolve lutar por seus ideais de liberdade e abandona Clarice.
Grávida e sozinha, a jovem se muda para o Norte de Portugal e lá conhece Mariano, um rapaz solitário que logo se apaixona por ela. Nesse meio tempo, Theodor se arrepende de tê-la deixado e volta para buscá-la e, juntos, eles seguem rumo a Antuérpia, na Bélgica, onde esperam viver ‘felizes para sempre’.
Sobre el autor
Luize Valente é escritora, roteirista e jornalista. Desde 2016, dedica-se exclusivamente à literatura e à dramaturgia. É autora dos romances históricos O segredo do oratório (2012), finalista do prêmio São Paulo de Literatura, e Sonata em Auschwitz (2017), do infantojuvenil A menina com estrela (2022) e do livro de contos Do tempo em que voyeur precisava de binóculos (2019). Seus livros já foram publicados em Portugal, Holanda, França, Itália e Polônia. Sonata em Auschwitz integrou as listas de livros mais vendidos da revista Veja, no Brasil, da Livraria Bertrand e da FNAC, em Portugal. É autora, com Elaine Eiger, do livro de fotos Israel: rotas e raízes (1999) e dos documentários Caminhos da memória: a trajetória dos judeus em Portugal (2002) e A estrela oculta do sertão (2005). Uma praça em Antuérpia, publicado inicialmente em 2015, ganha uma nova edição pela editora Le Ya Brasil, em 2023. Uma praça em Antuérpia e O segredo do oratório tiveram os direitos de adaptação para cinema e televisão vendidos.