Em uma inédita e cuidada edição bilíngue português e inglês, a Editora Landmark lança uma das obras-primas de um dos maiores escritores brasileiros e da lusofonia de todos os tempos, reconhecido internacionalmente, Machado de Assis, o artífice de uma das maiores incógnitas da literatura brasileira: DOM CASMURRO: EDIÇÃO BILÍNGUE PORTUGUÊS-INGLÊS
Publicado pela primeira vez em 1899, e uma das três obras iniciais do Realismo Brasileiro, DOM CASMURRO é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas desde a sua publicação em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira.
Capitu realmente traiu Bentinho com Escobar ou tudo não passou de um delírio do narrador da história?
Um dos romances mais importantes da literatura brasileira. Um dos escritores mais geniais do mundo. Um clássico para ser lido, relido, com inesgotável prazer.
Sobre el autor
Joaquim Maria Machado de Assis, considerado um dos maiores nomes literários do Brasil, nasceu em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Neto de escravos alforriados, foi criado numa família pobre e não teve uma instrução regular, porém, devido ao seu enorme interesse pela literatura, conseguiu se instruir por conta própria. Em 1860 passou a colaborar para o ‘Diário do Rio de Janeiro’ e é dessa década que datam quase todas as suas comédias teatrais e ‘Crisálidas’, um livro de poemas. Em 1869, após o seu casamento com Carolina de Novais teve acesso à literatura portuguesa e inglesa e, na década seguinte, publica uma série de romances, tais como ‘A mão e a luva’ (1874) e ‘Helena’ (1876), vindo a obter reconhecimento do público e da crítica. Até então a sua produção literária era marcadamente romântica, mas na década seguinte sofre uma grande mudança estilística e temática, iniciando o Realismo no Brasil com as publicações de ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ (1881), ‘Quincas Borba’ (1891) e ‘Dom Casmurro’ (1899). A partir de então a ironia, o pessimismo, o espírito crítico e uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira tornar-se-ão as principais características das suas obras que também abrange poemas, contos, traduções e peças teatrais. No início do século XX, após fundar a Academia Brasileira de Letras e perder a esposa Carolina, passou a isolar-se e a sua saúde deteriorou. Dessa época datam os seus dois últimos romances: ‘Esaú e Jacó’ e ‘Memorial de Aires’. Machado de Assis faleceu em sua residência no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908.