Prefaciado pela poeta e ensaísta portuguesa Maria Estela Guedes, o livro Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos reúne artigos de diversos estudiosos do autor, abordando aspectos distintos de sua produção ficcional. Trata-se de textos que discutem desde a questão da memória e da ciência até aspectos relacionados ao papel da mulher ou à língua portuguesa em seus contos e romances. Como afirma uma das articulistas (Ana Maria Haddad Baptista): ‘Mia Couto, acima de qualquer coisa, é um grande narrador. Em todas as suas obras, quer conceituais, quer ficcionais (contos e romances) predomina a narração. O autor africano via de regra conta histórias. O diferencial, sob nosso ponto de vista, é que suas histórias não são meros casos! As suas histórias, fundamentalmente, possuem profundidade, tanto quanto os rios evocados pelo autor. Remetem os leitores a desdobramentos subjetivos inescapáveis. Não há como ler Mia Couto sem se voltar para nossas próprias existências. Não há como ler Mia Couto sem pensarmos em nossas vidas! Teimosamente nossa memória acompanha a memória de suas personagens’. A importância da obra de Mia Couto, no presente momento, é inquestionável, o que explica, em parte, o alcance internacional de sua ficção, o que eleva a própria língua portuguesa – e, consequentemente, a literatura moçambicana – a um elevado grau de reconhecimento e distinção. A leitura do livro Mia Couto: uma literatura entre palavras e encantamentos se faz necessária não apenas a especialistas e estudiosos da área de Letras e de Teoria Literária, mas a todos aqueles que querem conhecer e se aprofundar um pouco mais nos meandros narrativos e discursivos de um dos mais celebrados autores africanos de língua portuguesa.
Sobre el autor
Márcia Fusaro – Organizadora
Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestra em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Professora e pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde coordenou durante dez anos o curso de Letras, assim como diversos projetos de pesquisa e extensão universitária. Líder de Pesquisa do Grupo Linguística e Literatura: teorias e práticas discursivas (CNPq – UNINOVE). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Tempo-Memória: Educação, Literatura e Linguagens (CNPq – UNINOVE); Trans Objeto (CNPq-PUC-SP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP; Palavra e Imagem em Pensamento (CNPq-PUC-SP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Membro do quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade), da Universidade de Lisboa. Pesquisadora das interfaces epistemológicas entre educação, arte, comunicação e ciência.
Maurício Silva – Organizador
Possui doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo; professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade Nove de Julho (São Paulo); autor dos livros Sentidos Secretos. Ensaios de Literatura Brasileira (Altana, São Paulo, 2005); A Hélade e o Subúrbio. Confrontos Literários na Belle Époque Carioca (São Paulo, Edusp, 2006); A Resignação dos Humildes. Estética e Combate na Ficção de Lima Barreto (São Paulo, Annablume, 2011) entre outros. É organizador da coleção de Literatura Brasileira Contemporânea, pela Editora Terracota, atualmente com três títulos publicados.