Esta antologia reúne poemas de Josephina Álvares de Azevedo (1851- c. 1913), Narcisa Amália (1852-1924), Auta de Souza (1876-1901) e Gilka Machado (1893-1980), quatro poetas brasileiras nascidas no século xix, cujas obras têm despertado interesse crescente nesse momento em que a poesia brasileira se debruça sobre a própria história, a fim de ouvir as tantas vozes femininas e negras silenciadas durante tanto tempo.
É uma pequena e preciosa mostra da poesia escrita por essas mulheres, com o intuito de convidar leitoras e leitores a ampliar seu conhecimento sobre autoras que, a despeito da qualidade de suas obras, foram quase sempre apagadas da historiografia literária, no mesmo mês em que o Círculo de Poemas lança a mais completa edição da poesia da grande — e também ‘esquecida’ — precursora da literatura negra e feminina entre nós, Cantos à beira-mar e outros poemas, de Maria Firmina dos Reis.
Os poemas aqui reunidos nos fazem também refletir sobre o que se passou desde o tempo em que essas mulheres eram praticamente proibidas de escrever até o momento atual, em que a face principal da poesia brasileira é feminina. Como afirmam as organizadoras da antologia, Ana Rüsche e Lubi Prates, dois nomes importantes da produção poética nacional escrita no século xxi, ‘se escrevemos poesia hoje, também é pela obstinação e pela força dessas oito mãos, que juntas nos amparam nesta longa História’.
Sobre el autor
Ana Rüsche é escritora e pós-doutoranda no departamento de teoria literária e literatura comparada na usp.
Lubi Prates é poeta, tradutora, editora, curadora de literatura e doutora em psicologia do desenvolvimento humano pela usp.
Juntas organizam o livro Inesquecíveis: quatro séculos de poetas brasileiras, antologia crítica a ser publicada pela Bazar do Tempo em 2024.