Publicada pela primeira vez em 1949, a obra A educação e a paz permanece atual, pois o homem ainda não aprendeu a viver em paz, embora já estejamos no terceiro milênio. Maria Montessori evoca aqui uma educação que possibilite o desenvolvimento do que há de melhor em cada indivíduo, abandonando a priorização da posse material, de modo que, ao estar bem consigo mesmo, o indivíduo possa conviver melhor com os demais, respeitando as diferenças.
O homem ainda está em busca de soluções relacionadas a ideologias políticas, a ciências econômicas, mas se esqueceu de buscá-las em uma educação que valorize o indivíduo harmonizado consigo mesmo e com o universo, a solução definitiva para a construção da paz. Nesta obra encontram-se compiladas as conferências em que a educadora defende essa proposta educacional, que há de provocar uma grande transformação nas relações humanas, no sentido de que saibamos nos compreender e amar como irmãos.
Temos ainda muito a aprender com essa admirável educadora, uma vez indicada ao prêmio Nobel da Paz, e com este trabalho magnífico em prol de uma educação para a paz! – Papirus Editora
Tabla de materias
PREFÁCIO DA EDIÇÃO FRANCESA
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ITALIANA
PEQUENA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
I. ALICERCES PARA A PAZ
1. A PAZ
2. PELA PAZ
3. EDUCAR PARA A PAZ
II. EDUCAR PARA A PAZ: Sexto Congresso Internacional Montessori
4. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CONGRESSO
5. PODE A EDUCAÇÃO HOJE EXERCER INFLUÊNCIA SOBRE O MUNDO, E POR QUÊ?
6. SEGUNDA CONFERÊNCIA
7. PARA QUE A EDUCAÇÃO AJUDE NOSSO MUNDO ATUAL
8. O NECESSÁRIO ACORDO UNIVERSAL PARA QUE O HOMEM ESTEJA MORALMENTE ARMADO PARA DEFENDER A HUMANIDADE
9. QUINTA CONFERÊNCIA
10. CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO
11. MEU MÉTODO
III. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA EDIFICAÇÃO DA PAZ
12. PRIMEIRA CONFERÊNCIA
13. SUPERNATUREZA E NAÇÃO ÚNICA
14. A EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO
IV. DISCURSO NA FRATERNIDADE MUNDIAL DAS CRENÇAS
15. EDUCAR PARA A PAZ
Sobre el autor
Maria Montessori (1870-1952), psiquiatra e educadora, é natural de Chiaravalle (Itália). À frente de seu tempo em muitos aspectos, foi a primeira mulher a obter o diploma de Medicina em seu país.
Profunda observadora da criança e do jovem, voltou-se para os estudos pedagógicos e estruturou o Sistema Montessori de Educação, colocando em prática uma visão de educação apoiada em seus estudos e nos trabalhos de grandes pesquisadores da pedagogia e da psicologia. Propõe um método educacional baseado no conhecimento científico sobre o modo de aprender do educando. Suas ideias se concretizaram por intermédio das Casas dei Bambini que rapidamente se espalharam pelo mundo, exigindo que a doutora Montessori viajasse para vários países onde desenvolveu cursos sobre seu sistema educacional. Além disso, participou de numerosos congressos em que defendeu a criança e uma educação com vistas a um mundo melhor. A busca da paz por meio da educação foi uma de suas bandeiras.
Entre as obras de Maria Montessori, destacamos: The Montessori method; The advanced Montessori method; The secret of childhood; The child in the family; Education to a new world; What you should know about your child e From childhood to adolescence. No Brasil, A criança (Nórdica, 1983), Mente absorvente (Nórdica, 1987), Para educar o potencial humano (Papirus, 2ª ed. 2004).