Uma obra clássica capaz de se comunicar com os pais e educadores de todos os tempos.
A infância é a fase onde a criança observa, adquire e absorve todas as características do seu meio, crescendo de forma espontânea através dessas experiências dentro da sua fase de maior criatividade e desenvolvimento da mente. Essa é a base da revolução educacional proposta pelo método desenvolvido por Maria Montessori.
Com uma nova apresentação por Daniele Novara – renomado pedagogo italiano que está entre os maiores especialistas na obra e nos conceitos de Montessori –, os textos da grande pedagoga se consagram como clássicos do pensamento pedagógico. Uma obra capaz de se comunicar com os pais e educadores de todos os tempos.
Introduzindo dinâmicas que orientam a aprendizagem da criança desde os primeiros anos de vida, Montessori não só nos permite compreender mais profundamente as fases do desenvolvimento físico e psicológico da infância, como também nos oferece um vislumbre esclarecedor sobre a forma como a educação pode se relacionar com as crianças. Porque, como explica Daniele Novara: ‘Maria Montessori defende a ciência que hoje, em sua concretude, pode revelar-se o ovo de Colombo para enfrentar e resolver os problemas que uma sociedade cada vez mais complexa nos impõe’.
Sobre el autor
Daniele Novara é pedagogo, consultor e formador. Desde 1989, é diretor do Centro Psicopedagógico para a Paz e gestão de conflitos de Piacenza (Itália). Especialista em processos de aprendizagem em situações de conflito, criou ‘Brigar bem’ – método socrático para gerenciar as brigas infantis – entre outras ferramentas didáticas, exposições e espetáculos interativos para crianças e jovens, destinadas a promover a aprendizagem de conflitos. Dirige o trimestral Conflitti, revista italiana de pesquisa e formação psicopedagógica. Professor da Especialização em Formação Intercultural na Universidade Católica de Milão. Autor de inúmeros livros, publicou com a Erickson Brigar para crescer. Propostas para a primeira infância (2012) e Brigar com método. Gerenciar as brigas de crianças na escola (com C. Di Chio, 2013)