No livro No gramado em que a luta o aguarda: antifascismo e a disputa pela democracia no Palmeiras, o historiador Micael Zaramella propõe uma abordagem ampla de lutas antifascistas e disputas históricas que ocorreram na Sociedade Esportiva Palmeiras em defesa de valores democráticos. Sua meticulosa leitura da trajetória política do clube oferece um mergulho nas atividades de militantes palestrinos, bem como um painel abrangente de diversas experiências de construção autônoma e democrática protagonizadas por sócios, torcedores e atletas.
Simultaneamente, ao articular o passado histórico à potência política das culturas de arquibancada e das lutas do presente (protagonizadas por diversos coletivos de esquerda), o livro aponta para as possibilidades de um Palmeiras de todas e todos, reivindicado e constituído através das práticas militantes entre torcedores nas ruas e nos estádios. Uma referência fundamental para leitores e leitoras – palmeirenses ou não – interessados nos cruzamentos entre história, futebol e política.
Sobre el autor
Micael Zaramella é historiador, professor e torcedor palmeirense. Mestre em História Social, defendeu em 2021 a dissertação intitulada ‘O Palestra Itália em disputa: fascismo, antifascismo e futebol em São Paulo (1923-1945)’. Mantém proximidade com diversos coletivos políticos palmeirenses, e coordena o Grupo de Estudos Palestrinos, núcleo autônomo de pesquisa e produção teórica sobre a S.E. Palmeiras. Este é seu primeiro livro publicado.