Uma lavadeira que sonha em ser marceneira acaba abrigando uma moça que sonha em ser professora. Uma escritora sofrendo de um bloqueio literário se refugia no meio do nada, e é inspirada por uma fonte bastante inusitada. Uma mãe à beira do esgotamento precisa lidar com a aparição de uma menina idêntica à sua filha. Uma jovem entra em trabalho de parto em meio à maior enchente das últimas décadas. Uma jornalista vai atrás de suas origens e descobre mais do que esperava. E uma menina vinda do rio precisa desafiar aqueles que ameaçam sua família.
Com essas seis histórias, que na verdade são uma só, acompanhamos várias gerações da mesma família e uma certa viajante do tempo, sempre na mesma casa, sob a copa da mesma quaresmeira, cercadas pelo mesmo rio. Separadas em décadas diferentes, há algo além do laço sanguíneo que conecta nossas protagonistas: suas vivências, cheias de celebrações e dificuldades, amparadas por uma protetora que sabe a hora exata de ajudá-las, ainda que por linhas tortas.
Mas, conforme o tempo passa, a magia que as acompanhou ao longo de toda a vida se depara com uma inevitabilidade: a de que o fim é apenas o começo.
Sobre el autor
Bettina Winkler é uma escritora baiana que produz conteúdo sobre escrita criativa e literatura. É roteirista, tradutora, preparadora de textos e autora independente de Transmorfo e contos publicados na Amazon. Também já teve participação em antologias da Editora Rouxinol, Illuminare, além da coletânea Crônicas Soteropolitanas. Ela tem formação em Gestão de Turismo e é pós-graduada em Tradução de Inglês. Siga @bettwinkler no Instagram e acompanhe seu trabalho em
Caroline Camargo, nascida no Rio Grande do Sul, é escritora e pesquisadora de movimentos migratórios africanos. Filha de Iemanjá, aborda em suas histórias a ancestralidade e religiosidade africana, utilizando itans iorubás e discussões sobre o tema para compor o cenário dentro do realismo mágico. Dentre suas obras estão A morte de Daomé, Um amigo do outro lado, Pátio dos milagres e Orpheu da Encruzilhada.;
Karine Ribeiro é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tradutora e faz-tudo editorial desde 2016, já trabalhou em mais de cem títulos, entre eles mais de cinquenta traduções. Apaixonada por livros desde que se entende por gente, começou a escrever sobre seus fantasmas aos 12 anos e nunca mais parou. Seu romance de estreia, Secretária de Satã, foi vencedor do IV Prêmio ABERST de Literatura na categoria Narrativa Longa de Horror. Vive cercada de livros nas montanhas de Minas Gerais.
MARIANA CHAZANAS é escritora, psicóloga, pedagoga, funcionária pública e procrastinadora profissional, além de mãe de dois gatinhos lindos. Escreve desde sempre e anda viciada em romances. Já participou de diversas coletâneas, e seu romance de estreia será lançado em 2023. Atualmente reside em São Paulo, onde trabalha com pesquisa e com o próximo livro, porque sempre tem um próximo livro.
Patie é o pseudônimo da escritora Patrícia Camargo de Sousa. Nascida e criada em Porto Velho, Patrícia é diplomata e mestre em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação da Unila, onde pesquisou a relação entre Hallyu e poder. Em 2021, lançou a (quase) novela Emília. Você pode encontrá-la no Instagram e no Twitter (@patiecamargo), onde provavelmente estará brigando por esporte.
Valquíria Vlad é publicitária formada pela Universidade Federal do Ceará e autora de livros de ficção e não ficção. Nascida em Fortaleza e atual residente de São Paulo, trabalha como head de comunicação e ministra aulas sobre financiamento coletivo para o mercado editorial. Foi finalista na categoria Profissionais de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio Publish News 2023. Enquanto escritora, usa de elementos fantásticos em suas histórias para refletir sobre as relações humanas e as muitas finitudes com as quais nos deparamos ao longo da vida.