O que fazer quando nos deparamos com problemas na Igreja?
Já no séc. 17, Philipp Jakob Spener viu-se diante das condições corruptas da igreja ‘fria’ e acomodada na Alemanha. Ele entendeu estar apto a continuar a Reforma de Lutero, reunindo e animando a todos os que alcançava para estudarem a Bíblia e praticarem o Evangelho.
Seu manuscrito, Pia Desideria, é dividido em três partes e traz seis propostas específicas para mudar o futuro da Igreja, pois Spener constatou que nem sempre o ‘ensino correto’ leva a uma ‘vida correta’. Sua visão profética deu início ao Movimento de Comunhão e Avivamento (conhecido como Pietismo), mostrando que a justificação pela fé deve ser seguida pela santificação pelo Espírito Santo, caso contrário tudo será apenas ‘fé inoperante’.
Nestas páginas o leitor não encontrará apenas um documento histórico. Ao prepararmos esta edição, oramos para que todos sejamos contagiados por estas palavras e também experimentemos a revitalização espiritual prometida por Jesus Cristo.
Tabla de materias
Ao leitor
Introdução
1 O prefácio de Spener
2 Aspectos da situação da igreja evangélica
3 Esperança por melhoras da situação da igreja evangélica
4 Propostas de melhora da situação da igreja evangélica
Sobre el autor
Philipp Jakob Spener (1635—1705), nascido e criado durante a devastadora Guerra dos 30 Anos, foi um teólogo luterano alemão entre os mais conhecidos do Pietismo. Casou-se com Susanna Erhardt Spener e tiveram 5 filhos. Spener foi genealogista, pregador na Catedral de Estrasburgo, tendo atuado também em Frankfurt e Dresden. Foi reitor e conselheiro da Nikolaikirche em Berlim e um dos fundadores da Universidade em Halle. Amigo do filósofo Leibnitz, ele influenciou August Herman Francke e também foi padrinho de batismo de Nicholas Zinzendorf — fundador da Igreja Morávia.