Ricardo Lísias é um dos principais autores brasileiros da atualidade. Em Fisiologia da idade, Lísias busca reconstruir a juventude da personagem Ricardo Lísias a partir do resgate de suas primeiras leituras. Aquelas que supostamente teriam sido as mais marcantes.
Mas Ricardo Lísias sabe o que está em jogo na literatura moderna. Romances de formação ou epifanias já não são capazes de estabelecer verdades, histórias coerentes e sentidos. O suposto projeto de autobiografia derrapa assim para uma ficção fragmentada e tensa que, paradoxalmente, é mais próxima ao fluxo da memória do que as inocentes biografias ultra-empíricas.
Neste novo livro o autor de Divórcio entra ainda mais fundo na turbulenta fronteira entre ficção e realidade e acaba por fazer uma grande homenagem à literatura através de seu primo bastardo: os quadrinhos.
Sobre el autor
Ricardo Lísias é um viciado em literatura. Tudo começa e termina com ela. A frase de Kafka poderia muito bem definir sumariamente este livro e todo o projeto literário de Lísias: ‘tudo o que não é literatura me aborrece’.