Mowgli, o Menino-Lobo faz parte de O Livro da Selva, obra lançada em 1894, que reúne sete contos do escritor Rudyard Kipling, inicialmente publicados em revistas. Os três primeiros relatam a história do garoto que cresce em companhia de seus irmãos lobos e amigos como a pantera negra Bagheera e Baloo, o urso que ensina a lei do jângal aos lobinhos. O personagem tornou-se ainda mais famoso depois de ter sido adaptado pela Walt Disney Company. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez em 1933, traduzido pelo escritor Monteiro Lobato, que graças à sua escrita criativa tornou a vida de Mowgli ainda mais especial.
A clássica história do menino perdido ainda bebê na selva indiana adotado por uma família de lobos é muito mais que um livro de aventuras. Mowngli ensina respeito, liberdade, para transpor deferentes mundos e o valor da amizade entre as mais diversas criaturas.
Sobre el autor
Não por acaso Mowgli tem como pano de fundo o abandono de uma criança em terras desconhecidas. Nascido em 1865, em Bombaim, na Índia, o autor Rudyard Kipling foi levado aos 6 anos por seus pais para a Inglaterra, onde o deixaram, por cinco anos, em um internato, para ser educado segundo os costumes ingleses. A experiência o marcou de forma profunda. Quando voltou à Índia, na adolescência, passou a se dedicar à escrita e mais tarde se tornou um dos escritores mais populares do Reino Unido. Foi o primeiro ganhador do Nobel de literatura na Grã-Bretanha. Morreu em Londres, em 1936.