Sobre a brevidade da vida apresenta o pensamento de Sêneca, um dos principais nomes da filosofia estoica na história.
Neste breve ensaio, o filósofo romano nos leva a refletir sobre uma questão fundamental para a humanidade: como usar o tempo em favor de uma vida plena e feliz. Tema universal e relevante até os dias de hoje.
Esta é uma edição bilíngue, com nova tradução direta do latim, feita pelo professor Artur Costrino, mestre em Estudos Clássicos e ph.D. em Estudos Medievais.
Além do texto original, a tradução traz notas explicativas para facilitar a compreensão da obra.
Com estes escritos, Lúcio Aneu Sêneca se posiciona como um dos grandes expoentes da corrente filosófica estoica, ao lado do imperador Marco Aurélio.
Uma obra fundamental para entendermos melhor esse importante movimento filosófico do Ocidente.
Sobre el autor
Sêneca (Lúcio Aneu Sêneca) viveu no século I d.C. e tornou-se um dos mais reconhecidos intelectuais do Império Romano. Atuou como advogado, dramaturgo e escritor. Como filósofo, foi um adepto do estoicismo. Era o segundo filho de uma família abastada da região de Córdoba, na Espanha. Foi enviado jovem a Roma, com seus irmãos, para receber a melhor educação. Após os estudos, trilhou uma carreira política que o levou a tornar-se conselheiro de imperadores e uma das pessoas mais ricas de Roma. Vítima de conspiração após se afastar do mundo político, foi condenado à execução. Em busca de dignidade, seguiu o exemplo do filósofo Sócrates: recebeu amigos, bebeu veneno e passou seus últimos momentos discutindo a imortalidade da alma.
Artur Costrino – Bacharel em Letras (Latim/Português) pela Universidade de São Paulo, mestre em Estudos Clássicos pela mesma universidade, é ph.D. em Estudos Medievais pela University of York, Reino Unido. Atualmente é professor da graduação e da pós-graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolve pesquisa sobre a interação e a transmissão de conceitos retóricos, filosóficos e poéticos desde a Antiguidade até a Renascença.