Os 13 capítulos deste livro destacam as técnicas e virtudes essenciais para um bom líder vencer seus desafios. Os preceitos são apontados por Sun Tzu, um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, cujas tropas foram invencíveis durante décadas. A arte da guerra é um livro prático sobre a organização de exércitos e o desenvolvimento de conflitos bélicos. Além disso, é uma das poucas obras-primas da Antiguidade que ainda circulam nos dias de hoje. O segredo do sucesso reside na conquista da união em torno de um objetivo comum, com um líder que respeite a diversidade dos indivíduos e se empenhe em criar um ambiente de trabalho harmonioso sem se descuidar do ambiente externo, que conte sempre com novas informações e atue a fim de se adaptar às condições em transformação. Para isso, é preciso líderes de caráter nobre e exemplar, que prezem a integridade, a coragem, a disciplina e a sabedoria. Com um comandante capaz, uma empresa tem todas as possibilidades de obter sucesso.
Sobre el autor
Sun Tzu é considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos. Embora haja muitas especulações sobre sua biografia, um registro feito por um historiador do século 2 a.C. afirma que Sun Tzu foi um general que viveu no Estado de Wu, na China, no século 6 a.C. Seus princípios descritos nos 13 capítulos de A arte da guerra foram testados no exército daquela região, tornando suas tropas invencíveis durante décadas.
Esta tradução baseia-se na versão norte-americana da obra de Sun Tzu feita pelo escritor James Clavell, autor de Tai-Pan, Gai-Jin, Casa nobre e Xógum.