Composto por ensaios de alguns dos principais nomes da crítica literária atual, Um século de Clarice Lispector é, além de uma homenagem à autora em seu centenário, uma contribuição inestimável aos estudos claricianos contemporâneos e um retrato poderoso da diversidade de formas de adentrar os enigmas de uma escritora para quem o desconhecido é tão importante quanto aquilo que se sabe.
Dividido em cinco partes que procuram contemplar diferentes aspectos da obra de Lispector, o volume é também um desdobramento do Colóquio Internacional: Cem Anos de Clarice Lispector, que teve lugar em fins de 2020, organizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
Seus 24 ensaios nos mostram que o universo clariciano continua surpreendendo, ao proporcionar mil e um pontos de vista críticos. Cabe ao leitor desses textos construir o seu e continuar o movimento infinito de recepção e fruição de uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.
Sobre el autor
YUDITH ROSENBAUM: É professora de literatura brasileira na USP. Trabalha na interface da literatura com a psicanálise, pesquisando autores do século 20 como Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. É autora dos livros Manuel Bandeira: Uma poesia da ausência (Edusp, 2002), Metamorfoses do mal: Uma leitura de Clarice Lispector (Edusp, 2006) e Clarice Lispector (Publifolha, 2002). Organizou em parceria com Cleusa Rios P. Passos as seguintes coletâneas: Escritas do desejo (Ateliê Editorial, 2011), Interpretações (Ateliê Editorial, 2014) e Infinitamente Rosa (Humanitas, 2018), está última também com Sandra Vasconcelos.
CLEUSA RIOS P. PASSOS: É professora titular de teoria literária e literatura comparada da USP. Entre suas principais publicações estão Confluências: Crítica literária e psicanálise (Nova Alexandria, 1990), Guimarães Rosa: Do feminino e suas estórias (Hucitec, 2000) e As armadilhas do saber: Relações entre literatura e psicanálise (Edusp, 2009). Participou ao lado de Yudith Rosenbaum da organização de Escritas do desejo: Ensaios de crítica literária e psicanálise (Ateliê Editorial, 2010), Interpretações: Crítica literária e psicanálise (Ateliê Editorial, 2014) e Infinitamente Rosa (Humanitas, 2018), está última também com Sandra Vasconcelos.