Quando um monge do Mosteiro de São Bento é assassinado e o principal suspeito — um religioso, funcionário do próprio mosteiro — é pego em flagrante com a arma do crime, instala-se o caos dentro e fora da delegacia. Sob os holofotes da imprensa, o delegado Armani insiste para que o caso seja desvendado às pressas, e caberá ao inspetor Sopa interrogar quem fez o voto de silêncio. Para isso, o policial vai circular não apenas pela praça Mauá e pelos becos do Centro do Rio, mas pelas ordens religiosas: beneditinos, jesuítas, franciscanos e carmelitas — todos na mira do Sopa, que contará novamente com seus parceiros, o Trombeta e o Brunão. Com fama de bom de prato, o inspetor não vai deixar de experimentar a famosa ‘Sopa do Papa’, preparada pela dona Antônia, lá num restaurantezinho no Beco dos Barbeiros.
A propos de l’auteur
Andréa Gaspar é escritora, roteirista, dramaturga, produtora, diretora e atriz. Madame Gaspar no You Tube. Especialista em formação de escritores. Autora de duas peças: Devil’s Bar e Entre princesas e monstros (infantil), encenadas no Brasil. Graduada em Letras e Direito. Em 2024, recebeu o VIII Prêmio Helvéticos-Brasileiros, no Salão do Livro de Genebra, pelo livro Inspetor Sopa e o crime do mosteiro (Cambucá, 2021).
Obras publicadas: Inspetor Sopa e o caso do desaparecimento (Cambucá, 2024); Inspetor Sopa e o crime do mosteiro (Cambucá, 2021); Inspetor Sopa e o último copo (Cambucá, 2019); Passante poeta (Cambucá/Raiz, 2018); Despedaços, como coautora (Oito e Meio, 2016); Visita ao DHPP, como coautora (Chiado, 2015); e Licor de pequi (Chiado, 2014).