Paulo e Pedro se tornam amigos por terem algo em comum: medo daquilo que não podem ver com os olhos, medo do escuro que mora dentro do escuro. Desse encontro nasce uma amizade especial, retratada com rara delicadeza pela autora Anna Claudia Ramos em O escuro que mora dentro do escuro, recém-lançado pela editora Panda Books.
Repleta de exemplos de companheirismo, coragem e respeito pelo outro, a obra faz o leitor descobrir os pequenos mistérios do escuro e questionar seus próprios medos. Temas como os sentimentos das crianças e a descoberta dos sentidos passeiam pela história de Pedro, que guarda um segredo, e a história de Paulo, que guarda um sentimento. De modo sutil, a autora ressalta a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças e o entendimento do mundo ao seu redor. Ao brincar com os cinco sentidos, estimula o autoconhecimento e ensina o jovem leitor a aceitar as diferenças e a desprezar o preconceito.
A propos de l’auteur
Anna Claudia Ramos é escritora e feita de histórias. Nasceu em 1966 no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Graduou-se em letras pela PUC-Rio e concluiu mestrado em ciência da literatura pela UFRJ. Estreou na literatura em 1992 com o livro Pra onde vão os dias que passam? e hoje tem mais de oitenta obras infantojuvenis no currículo.