A proposta desta obra intitulada de Bioética Ambiental é promover o diálogo interdisciplinar entre os diferentes saberes, crenças, teorias e concepções de nossos tempos, que buscam compreender a relação do homem com a natureza, de modo a despertar e a promover uma nova aliança entre a humanidade e o ambiente, e unir os diferentes interesses, sejam humanos ou do meio ambiente. Esta nova aliança, por sua Vez, não será possível se não houver primeiramente uma mudança nos valores que orientam a vida humana, de modo a sermos capazes de substituir os atuais projetos individualistas e materialistas de nossos tempos por projetos coletivos, de longo prazo, de reciprocidade e de partilha entre todos. Não se trata de buscar consensos ou uniformizar pensamentos, mas unir-nos em torno de uma necessidade comum. Nesse esforço de repensar a aliança da humanidade com a natureza, a bioética, nesse caso bioética ambiental, tornou-se um referencial e um privilegiado espaço para tal atividade, pois é necessária uma união de forças e uma unidade de contribuições advindas das diferentes áreas do saber, bem como dos diferentes agentes ou pacientes morais. Somente nesse diálogo será possível eliminar as divergências entre as demandas do homem com as demandas da natureza, o que permitirá orientar as decisões em vista do bem-estar de todos os seres vivos.
Table des matières
SUMÁRIO
Apresentação (Anor Sganzerla, Patricia Maria Forte Rauli)
Prefácio (José Roque Junges)
Fundamentação teórica filosófica da bioética ambiental (Fermim R. Schramm)
Um olhar bioético da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU (Leo Pessini, Anor Sganzerla)
Sustentabilidade e cidadania (Maria Luiz Pfeiffer)
A Bioética ambiental e a Casa Comum (Saulo Feitosa)
Direitos humanos e bioética ambiental: da crise dos valores à ética da responsabilidade (Jelson Roberto de Oliveira)
Interfaces entre bioética ambiental e a educação ambiental (Marta Fischer, Ana Laura Diniz Furlan)
A Bioética Interface saúde: reflexões frente à crise mundial (Paulo Barrozo Cassol, Alberto Manuel Quintana)
Saúde ambiental (Therezinha Maria Novais de Oliveira, Marta Jussara Cremer)
Ética na relação entre economia e ambiente (João A. de C. Mangabeira, Sergio Gomes Tosto, Ademar Ribeiro Romeiro)
Hidroética: água, ética e ambiente (Demétrius Christofidis)
Ensaio sobre bioética urbana e ecologia (Erick Luiz Araújo de Assumpção)
Agricultura e meio ambiente (Luciane Costa)
Entre o desperdício, a inocuidade e a escassez: considerações bioéticas sobre insegurança alimentar (Caroline Filla Rosaneli, Luana de Assis, José Eduardo de Siqueira, Thiago da Rocha Cunha)
Tecnologia Ambiente e Informação (Glenda Morais Rocha, Cesar Grisoli)
Crise ambiental e subjetividade: o olhar da ecologia profunda (Marcelo L. Pelizzoli)
Sobre os autores
A propos de l’auteur
Anor Sganzerla
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor do Curso de Filosofia da PUCPR e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética da mesma instituição. É membro da SBB/PR (Sociedade Brasileira de Bioética, regional Paraná), do NET (Núcleos de Estudo da Técnica), do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética de Curitiba); coordena o Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR com UCM (Moçambique); é membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas, Bioética e Biotecnologia e Bioética ambiental. Pesquisa temas relacionados à Bioética ambiental e também problemas éticos do desenvolvimento da tecnociência. É autor e co-autor de vários artigos científicos, com destaque ao trabalho intitulado Da ética ambiental à bioética ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas (Revista História, Ciência e Saúde – Manguinhos), e organizador de diversas obras.
Patricia Maria Forte Rauli
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Educação pela PUCPR (2009). Doutora Honoris Causa em Filosofia da Educação e Embaixadora da Paz pela ODAEE (2017). Especialista em Administração pela UNIFAE (2007). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989). Diretora Geral das Faculdades Pequeno Príncipe; Presidente do Conselho Superior de Administração da Instituição; Presidente do Colegiado do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regional Paraná (gestão 2017-2019).
Valquíria Elita Renk
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (1985); Mestrado em Educação pela PUCPR (2000); Doutorado em História da Educação pela UTFPR (2009). Realiza estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPR (2017-2019). É Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente no Mestrado em Bioética na
PUCPR e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas na PUCPR. É líder do Grupo de Pesquisa de Bioética e Educação, cadastrado no CNPQ. Pesquisa na área da Educação, nas interfaces com Bioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde. Atua nas seguintes áreas: Educação e Bioética, Imigrações e Geografia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Sociedade Brasileira de Bioética. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas. Tem publicações de Bioética e Educação.