Cartas continuarão a ser um fabuloso instrumento de subjetivação, uma forma direta de falar de si, de se revelar sem recalques, de se contrapor ao destinatário, de encontrar uma forma que favoreça o diálogo e possibilite a compreensão entre personalidades diversas, sempre antagônicas e complementares. As correspondências de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, de Gilles Deleuze e Michel Foucault, de Claude Lévi-Strauss e Roman Jakobson, de Elizabeth Bishop e Alice Methfessel, de Susan Sontag e Annie Leibovitz são alguns exemplos paradigmáticos, dentre tantos outros, que aclaram e desvendam os nexos psíquicos, existenciais, confessionais de uma relação dialógica.
É exatamente isso que ocorre nessa troca de cartas entre Antonin Artaud (1896-1948) e Jacques Rivière (1886-1925). Ela começa em primeiro de maio de 1923 e termina em oito de junho de 1924, distribuída em três plots intercambiáveis. Mais assertivo e questionador, composto de três cartas, o primeiro abrange os meses de maio e junho; o segundo, também com três cartas, datadas de 1924, pode ser considerado uma ontologia da criação e inclui o lancinante poema Grito; finalmente, o terceiro, com cinco cartas, abrange os meses de maio e junho de 1924 e espelha dilemas, sofrimentos, ambivalências, aspirações e resiliências da alma humana.
Estamos diante das bases bioantropológicas do sapiens demens: um espaço de reconciliação entre dois pensadores é então esboçado.
Antonin Artaud
Correspondência com Jacques Rivière [EPUB ebook]
Correspondência com Jacques Rivière [EPUB ebook]
Achetez cet ebook et obtenez-en 1 de plus GRATUITEMENT !
Langue Portugais ● Format EPUB ● Pages 60 ● ISBN 9786556810348 ● Taille du fichier 0.5 MB ● Traducteur Olivier Dravet Xavier ● Maison d’édition Editora Moinhos ● Lieu São Paulo ● Pays BR ● Publié 2020 ● Édition 1 ● Téléchargeable 24 mois ● Devise EUR ● ID 8950945 ● Protection contre la copie DRM sociale