‘À medida que ler este livro, você descobrirá alguma coisa da riqueza e da profundidade do yoga que nos conduz da superfície da pele às profundezas da alma.’
— B.K.S. Iyengar —
B.K.S. Iyengar, o mais respeitado professor de yoga do mundo, teve como missão a democratização da filosofia e das técnicas indianas para todos; foi o grande disseminador dessa prática milenar no Ocidente.
A árvore do yoga é um guia definitivo do yoga e de sua aplicação no dia a dia. Nesta obra você vai encontrar os pensamentos de Iyengar sobre vida familiar, amor e sexualidade, saúde e práticas curativas, meditação, luto e muito mais.
Indicado para iniciantes, praticantes e também aos professores avançados, é um livro fundamental para a evolução humana.
A ‘árvore’ é uma metáfora para a vida e a prática do yoga, que nos conduzirá ao caminho para descobrir uma vida longa, saudável e feliz.
‘Valiosos insights sobre a natureza terapêutica do yoga… Aqueles que já estão familiarizados com o trabalho de Iyengar encontrarão sutileza e profundidade aqui, que irão se expandir a cada releitura.’
— Yoga Journal —
A propos de l’auteur
B.K.S. Iyengar (1918-2014) — Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar fundou seu próprio método de yoga e foi um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. Seu estilo conta com milhares de seguidores e praticantes em todos os continentes. Iniciou seu estudo do yoga aos 16 anos, com o guru Sri Tirumalai Krishnamacharya. Aos 18 anos, foi enviado à cidade de Pune, um grande centro cultural da Índia, para lecionar yoga. Com seus ensinamentos, inspirou grandes personalidades da história, como o doutor Rajendra Prasad (primeiro presidente da Índia) e o papa Paulo VI. Em 1973, fundou em Pune o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, uma das principais escolas de yoga do mundo, que tem o nome de sua esposa. Faleceu em Pune, vítima de insuficiência cardíaca renal.
Ana Silvia Stocche — Começou a praticar yoga em 2006, em Nova York. Depois, em Madri, conheceu o yoga do mestre Iyengar e passou a aprofundar seus estudos. Certificou-se professora de Iyengar yoga pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, em Pune, na Índia, em 2016, e desde então leciona yoga no Brasil. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Iyengar Yoga até 2019 e, além de seus estudos e suas práticas constantes, dedica-se à tradução de textos sobre filosofia e prática do yoga.
Régis Mikail — Doutor em Literatura Francesa, é tradutor, professor e revisor. Praticante de yoga desde 2000, teve o primeiro contato com Iyengar yoga em 2013. Desde então tem aprofundado seus estudos sobre prática e filosofia do yoga.
Greice Costa — Roteirista e jornalista, é estudante de yoga e meditação desde 2003, com especializações na Índia, nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil. Foi diretora de redação e publisher do Yoga Journal Brasil. Traduziu, entre outros, o livro O Coração do Yoga, de T. K. V. Desikachar.