O que é ser Igreja de verdade?
Está na hora de aprofundar o entendimento da vida cristã à luz de recentes pesquisas sobre a mente humana
Vida cristã: práticas devocionais, evangelismo, obediência a Deus. Vida em igreja: ir ao culto nos domingos, estudo bíblico, algumas amizades. Essa é a imagem que grande parte de nós assimilamos e à qual acabamos nos moldando.
Mas será que isso é tudo?
Em Expandindo a vida cristã, os autores nos convidam a repensarmos, de maneira profunda e bíblica, o que é ser cristão e a própria natureza de ser igreja. Partindo de insights recentes decobertos pelas ciências cognitivas, vemos que o ser humano não é um self dentro de um corpo: nós somos, fundamentalmente, seres incorporados — que pensam e interpretam a vida a partir do corpo; e seres estendidos — formados a partir das comunidades que habitamos e profundamente afetados pelos objetos (como livros e celulares) que usufruímos.
E, apesar de despercebidas, essas características fazem parte da natureza criada por Deus e podem também ser vistas nele: ao encarnar e ressuscitar, Deus insere o corpo em seu ser; ao mesmo tempo, Deus também é trino — estendido em três pessoas — e projeta o mundo não como coleção de indivíduos, mas, sim, como comunidades em que pessoas podem crescer em sabedoria e amor.
Isso deveria nos mover em direções radicalmente diferentes das que muitas vezes trilhamos. Você é nosso convidado para repensar — e, assim, pôr em prática — o real significado de ser humano e de ser igreja.
A propos de l’auteur
BRAD D. STRAWN (Ph D, Seminário Teológico Fuller) é professor da cátedra Evelyn and Frank Freed no Seminário Teológico Fuller, tem pós-doutorado em psicanálise e é psicólogo licenciado. Ele é coautor (com Warren S. Brown) de Physical Nature of Christian Life: Neuroscience, Psychology and the Church e coorganizador de Christianity and Psychoanalysis: A New Conversation.
Warren S. Brown é diretor do Instituto de Pesquisa Lee Edward Travis e professor de Psicologia no Seminário Teológico Fuller. Ele é o principal organizador e colaborador de Whatever Happened to the Soul? Scientific and Theological Portraits of Human Nature e coautor (com Nancey Murphy) de Did My Neurons Make Me Do It?