‘Se acontece uma coisa ruim, você bebe pra esquecer; se acontece uma coisa boa, você bebe pra comemorar; se não acontece nada, você bebe pra que aconteça alguma coisa.’ (Charles Bukowski).
‘Sobre bêbados e bebidas’ é uma reveladora antologia de poesia e prosa, na qual o velho Buk se debruça sobre o copo e a garrafa para trazer ao leitor alguns de seus melhores e mais memoráveis textos.
A propos de l’auteur
Charles Bukowski nasceu em Andernach, na Alemanha, a 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma jovem alemã. Aos três anos de idade, foi levado aos Estados Unidos pelos pais. Criou-se em meio à pobreza de Los Angeles, cidade onde morou por cinqüenta anos, escrevendo e embriagando-se. Só começou a publicar poesia a partir dos 35 anos. Foi internado diversas vezes com crises de hemorragia e outras disfunções geradas pelo abuso do álcool e do cigarro. Sua literatura é de caráter extremamente autobiográfico, e nela abundam temas e personagens marginais, como prostitutas, sexo, alcoolismo, ressacas, corridas de cavalos, pessoas miseráveis e experiências escatológicas. Bukowski morreu de pneumonia, decorrente de um tratamento de leucemia, em 9 de março de 1994, aos 73 anos de idade, pouco depois de terminar ‘Pulp’.