Os desafios apresentados pela atual crise socioambiental são amplos e complexos. Nesse sentido, é urgente uma nova visão das atitudes ecológicas do ser humano, levando-o a desenvolver formas de cuidado e proteção das relações de vida. É necessário resgatar a realidade da integridade e a interdependência entre todos os seres vivos. Nessa dimensão, o ser humano ressignifica o seu existir e religa-se à sua missão de servo e mantenedor da vida, ‘cultivando’ e ‘guardando’ a criação – compreendida na sua plenitude. É preciso compreender a dimensão do cuidado e proteção como princípio da própria fé cristã, dinamizada por meio da espiritualidade ecológica e de uma catequese socialmente responsável. Catequese responsável e espiritualidade ecológica deveriam ser compreendidas como irmãs gêmeas.
A propos de l’auteur
Érica Daine Mauri
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Especialização Lato Sensu em Teologia Bíblica (PUCPR-Maringá). Mestrado em Teologia (PUCPR – Curitiba). Doutoranda em Teologia (PUCPR – Curitiba), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Bíblia e Pastoral (PUCPR). Atua como Professora na Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese de Maringá; Professora visitante no curso de Especialização em Bíblia e em Catequese da FAVI, realizado em Maringá.
Luiz Alexandre Solano Rossi
É pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia; é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), em Buenos Aires. Autor de mais de oitenta livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).