No verão de 1944, Eva Mozes e a família foram enviadas ao mais famoso campo de concentração nazista: Auschwitz. Trinta minutos após a chegada todos já haviam sido separados. Os pais e duas irmãs mais velhas foram mandados para a câmara de gás enquanto Eva e Miriam, sua irmã, foram poupadas por um detalhe: elas eram gêmeas.
Com apenas dez anos de idade, elas foram levadas aos cuidados do homem que ficou conhecido como o anjo da morte: o doutor Josef Mengele.
Em Auschwitz, os gêmeos eram tratados de forma diferente. Possuíam o ‘privilégio’ de manter as próprias roupas e o cabelo, no entanto, eles eram submetidos a vários experimentos.
Narrado por Eva, reunindo memórias, documentos e relatos históricos, a obra leva o leitor para os dias no campo de concentração sob o olhar de uma criança até a sua libertação.
Eva dedicou sua vida a compartilhar sua história de resistência e sobrevivência ao Holocausto. Apesar da experiência terrível, ela tomou a decisão de não viver com amargura, mas sim transmitindo uma mensagem de esperança para as pessoas que sofreram, e trabalhando em prol do perdão, da paz e da eliminação do ódio e do preconceito no mundo.
A propos de l’auteur
Mozes Kor, Eva
EVA MOZES KOR foi uma sobrevivente romena do Holocausto. Palestrante reconhecida mundialmente por ter conhecido os horrores do médico nazista Josef Mengele, em 1985, Eva criou a ONG Candles para localizar outros gêmeos de Mengele e encontrou 122 gêmeos espalhados pelo mundo. Fundou também o Museu do Holocausto Candles para expor ao público sobre o evento histórico ao qual ela sobreviveu. Líder comunitária, defensora dos direitos humanos e educadora incansável, Eva foi tema do documentário Forgiving Dr. Mengele (Perdoando Dr. Mengele). Faleceu em 2019 e deixou um legado inestimável para as próximas gerações que buscam saber sobre o Holocausto.