Trata-se do empoderamento feminino no Brasil. Um livro histórico e fartamente ilustrado com fotografias. Um retrato das mudanças do papel da mulher na sociedade brasileira, desde os anos 30 até hoje. Com textos inéditos, assinados só por ‘elas’, o livro aborda a evolução da mulher na história, ciência, esporte, política, diversidade, mercado de trabalho, cultura, moda e outras temáticas que influenciaram as conquistas das mulheres na sociedade. O livro parte do conteúdo publicado no pioneiro Caderno Feminino (1933/1964) e no Caderno Ela (1964/até hoje), do Globo. A trajetória repleta de desafios vai desde o direito (tardio) ao voto até a defesa da diversidade no mercado de trabalho – em todas as suas vertentes – e ao aprofundamento da pauta sobre os desejos de liberdade e igualdade.
Os textos são assinados pelas jornalistas Flávia Oliveira, Renata Izaal e Mariana Filgueiras; pelas antropólogas Schuma Schumacher e Liliane Brum; pela presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia; pela pedagoga Antonia Ceva; pela ambientalista Anna Sharp; pela assessora da ONU Mulheres Brasil, Isabel Clavelin; e pela professora e feminista Giovana Xavier.
Prefácio de Renata Izaal, apresentação de Nadine Gasman.
A propos de l’auteur
Jornalistas Flávia Oliveira, Renata Izaal e Mariana Filgueiras; antropólogas Schuma Schumacher e Liliane Brum; ex-presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia; pedagoga Antonia Ceva; ambientalista Anna Sharp; assessora da ONU Mulheres Brasil, Isabel Clavelin; professora e feminista Giovana Xavier.