Neste livro, o historiador israelense Ilan Pappe desafia a narrativa mainstream sobre as origens e a identidade contemporânea do Estado de Israel.
Os ‘dez mitos’ que Pappe explora — repetidos interminavelmente na mídia e aceitos sem questionamento pela maioria dos governos do mundo — reforçam o status quo regional. Pappe se opõe, por exemplo, à afirmação de que a Palestina era uma terra vazia antes da ocupação israelense, reescrevendo a história da formação do sionismo e seu papel nas primeiras décadas da construção do Estado de Israel. Ele analisa também os mitos em torno dos motivos do fracasso dos Acordos de paz de Camp Davis e das razões oficiais dos ataques a Gaza. Finalmente, Pappe explica por que a solução de dois estados não é mais viável.
Dez mitos sobre Israel é um livro fundamental para a compreensão do que realmente está por trás do tão falado, e pouco conhecido no Brasil, ‘conflito’ Israel-Palestina.
A propos de l’auteur
Filho de imigrantes judeus alemães e nascido em Haifa em 1954, Ilan Pappe é um dos nomes mais importantes entre os chamados ‘novos historiadores’, grupo israelense que revolucionou profundamente o conhecimento sobre a história da Palestina, do sionismo e do Estado de Israel.
Pappe foi professor sênior no departamento de História do Oriente Médio e no Departamento de Ciência Política da Universidade de Haifa, entre 1984 e 2006. Por dedicar seu conhecimento à denúncia vigorosa da limpeza étnica do povo palestino, Pappe enfrentou pressões e ameaças que o levaram a exilar-se na Inglaterra, onde vive até hoje. É fundador e diretor do Centro Europeu de Estudos Palestinianos da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha.