‘A sabedoria perfeita e a compaixão ilimitada são os dois pilares principais de todos os ensinamentos de Buda. Leandro Gyokan selecionou frases e pensamentos que venho transmitindo há anos. Todos baseados nos ensinamentos de Buda através da tradição Soto Shu, a que pertenço, com a ótica de meus mestres de formação (…).
Espero que encontre nestas palavras um estímulo saudável para viver com plenitude, apreciar sua vida, tornar-se excelente no que estiver fazendo, encontrar apoio para superar as dificuldades que todos nós atravessamos nesta jornada humana.’
Monja Coen, do Prefácio
Table des matières
PREFÁCIO
PENSAMENTOS
POSFÁCIO
SOBRE OS AUTORES
OUTROS LIVROS DA MONJA COEN
REDES SOCIAIS
CRÉDITOS
A propos de l’auteur
MONJA COEN – É missionária oficial da tradição Soto Shu do zen-budismo e primaz fundadora da comunidade zen-budista Zendo Brasil, em São Paulo. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão antes de retornar ao Brasil em 1995. Orienta diversos grupos no país e participa de atividades públicas promovendo o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. É autora dos livros Viva zen, Sempre zen, Palavras do Darma, A sabedoria da transformação, 108 contos e parábolas orientais, O monge e o touro, O sofrimento é opcional, Zen para distraídos, O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho), Verdade?, Nem anjos nem demônios (com Mario Sergio Cortella), Aprenda a viver o agora e O que aprendi com o silêncio. Mais informações podem ser encontradas em www.monjacoen.com.br e www.zendobrasil.org.br.
LEANDRO GYOKAN SARAIVA – É roteirista de cinema e TV e professor do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Cinema na Universidade de São Paulo (USP). Escreveu roteiros para séries de TV (Cidade dos homens, 9mm) e longas-metragens (Nimuendajú, de Tania Anaya, e A fúria, de Ruy Guerra – ambos em produção). Fez pesquisa de personagens para documentários (Peões, de Eduardo Coutinho), foi gerente de conteúdos colaborativos da TV Brasil e deu aula em universidades e cursos livres diversos. Escreveu o livro Manual do roteiro – Ou Manuel, o primo pobre dos manuais, além de artigos para revistas e capítulos de livros. É sócio da produtora audiovisual Acere. Depois de alguns anos participando de rituais com ayahuasca, em 2014 passou a frequentar a comunidade zen-budista Zendo Brasil, do Templo Taikozan Tenzuizenji, dirigido pela Monja Coen. Em 2016 recebeu os preceitos budistas e seu nome budista – Gyokan, a prática da observação profunda.
VERA FERRO – É pintora, aquarelista e gravadora, além de integrar projetos internacionais de arte postal. Formada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), realiza exposições individuais ou coletivas e participa de salões de arte, tendo recebido diversos prêmios. Com obras em acervos de museus e de colecionadores particulares no Brasil e no exterior, trabalha e orienta artistas em seu ateliê e na escola de arte Arquitec, em Campinas/SP. Mais informações em www.veraferro.com.br