O que dizem as crianças sobre os espaços da creche? Como elas os apresentam? O que mostram e o que deixam de mostrar? Para onde estão direcionados seus olhares? O que é relevante para elas sobre os espaços em que vivem sua infância?
Este livro traz relatos de uma pesquisa feita com crianças de uma instituição de educação infantil que foram convidadas a brincar de fotografar os espaços por elas ali ocupados. Com uma abordagem inovadora, a obra apresenta o que elas falam sobre esses lugares e o que fazem neles, em práticas e interações. Através de um jogo de olhares – ora o olhar da autora, ora o olhar das crianças, ora o olhar da autora e das crianças em diálogo –, busca-se apontar caminhos para a construção de uma educação infantil de qualidade, que respeite os direitos das crianças.
Table des matières
PREFÁCIO
Sonia Kramer
APRESENTAÇÃO
1.CRIANÇA, ESPAÇO E EDUCAÇÃO INFANTIL
Primeiros flashes
Em foco, os direitos das crianças
Para conhecer o que dizem as crianças
2.LENTES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
As crianças como sujeitos históricos: Contribuições da psicologia histórico-cultural
As crianças como atores sociais: Contribuições da sociologia da infância
As crianças como pessoas: Contribuições da filosofia do diálogo
Da teoria à empiria: O encontro com as crianças
3.CONHECER OS ESPAÇOS COM AS CRIANÇAS
Os espaços de fora
Os espaços de dentro
As crianças, as fotografias e o ato de fotografar
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NOTAS
SOBRE A AUTORA
OUTROS LIVROS DA AUTORA
REDES SOCIAIS
CRÉDITOS
A propos de l’auteur
Liana Garcia Castro, é pedagoga formada pela Uerj, especialista em Educação Infantil, mestre e doutoranda em Educação pela PUC-Rio, onde também integra o grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc).
É orientadora pedagógica na rede municipal de Duque de Caxias/RJ e atua em cursos de formação de professores com ênfase nos seguintes temas: educação infantil, infância, espaço, leitura e escrita