Parábolas na Bíblia procura investigar o uso de parábolas ao longo das Sagradas Escrituras e, para atingir esse objetivo, possui uma estrutura para facilitar a compreensão. O primeiro e o último capítulos funcionam como se fossem a moldura de uma pintura. No primeiro capítulo, temos uma grande introdução ao gênero literário, chegando a questões importantes, tais como ‘de que modo classificar e interpretar as parábolas?’. Já no último capítulo, o leitor será levado a investigar as parábolas que não entraram no cânon judaico-cristão, presentes em livros normalmente chamados de apócrifos. Os nove capítulos restantes são apresentados como se fossem a tela do quadro. Inicia-se com uma interpretação de uma parábola do Antigo Testamento e, a seguir, aborda-se o tema, o lugar e a importância das parábolas em cada um dos Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – para apresentar, em seguida, capítulos que interpretem uma parábola específica de cada Evangelho. Posteriormente é apresentada a maneira pela qual a argumentação parabólica paulina é construída.
A propos de l’auteur
Luiz Alexandre Solano Rossi é pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia; é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), em Buenos Aires. Autor de mais de oitenta livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).
Valmor da Silva é natural de Laurentino (SC), teve formação inicial franciscano-capuchinha no Paraná. Cursou mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana e em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico (Roma). Tem doutorado em Ciências da Religião pela UMESP (São Paulo) e pós-doutorado em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte). É professor titular de Teologia e Ciências da Religião na PUC Goiás (Goiânia), além de assessorar cursos bíblicos populares.