Ouro Preto, Minas Gerais. Século XVIII. Manuel Francisco tem quinze anos. É filho do Aleijadinho, grande amigo dos Inconfidentes. As esculturas de seu pai, principalmente os anjos, parecem ocultar alguma coisa — talvez o paradeiro da cabeça do líder do movimento, Tiradentes, roubada da praça em que as autoridades a haviam pendurado.
Mas quem teve a coragem de roubá-la? Qual o destino que lhe foi dado? São enigmas da Inconfidência Mineira que permaneceram, embalados ainda na poesia de Cláudio Manuel da Costa. Os anjos contam histórias combina aventura, ousadia na criação artística, ideais e luta numa narrativa repleta de suspense e mistério.
A propos de l’auteur
Luiz Antonio Farah de Aguiar é escritor. Publicou seu primeiro livro em 1984. De lá para cá, sempre em atividade, teve obras traduzidas para o italiano e o espanhol e ganhou prêmios importantes no Brasil e no exterior, entre eles dois Jabutis — o mais recente em 2013, pelo romance histórico Os anjos contam histórias, editado pela Melhoramentos. Alguns de seus livros foram incluídos no White Ravens Catalogue, importante catálogo anual elaborado pela Biblioteca Internacional da Juventude, localizada em Munique, na Alemanha, com os destaques da produção mundial. Mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), percorre o país ministrando palestras e oficinas literárias.
Rubem Filho nasceu e vive em Belo Horizonte. Ilustrador de livros infantojuvenis desde 1996, é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais), tendo se especializado em gravura em metal e litografia. Participou de 78 livros como ilustrador e projetista gráfico e de dois como escritor: Pretinha de Neve e os sete gigantes e A história de Gilgamesh, o Grande.